Prevenção
Anvisa manda recolher lotes de remédio usado irregularmente para emagrecer
Decisão foi publicada na última sexta-feira (7)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de cinco lotes do medicamento Furosemida 10 mg/ml solução injetável, fabricado pela Hypofarma – Instituto de Hypodermia e Farmácia Ltda. A decisão, publicada na última sexta-feira (7), também suspende a comercialização, a distribuição e o uso dos lotes 25060692, 25060693, 25060694, 25060695 e 25060696 dos remédios usados para emagrecer.
Segundo a agência, o recolhimento é voluntário e foi solicitado pela própria fabricante, após a identificação de uma possível fragilidade no vidro das ampolas do medicamento. A medida tem caráter preventivo, com o objetivo de garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde.
A Furosemida é um diurético indicado para o tratamento de edemas causados por doenças cardíacas, renais, pulmonares ou cerebrais, além de poder ser utilizada em casos de hipertensão e eliminação de substâncias tóxicas pela urina, em situações de envenenamento.
Além disso, a Anvisa também proibiu a divulgação de preparações magistrais (medicamentos manipulados) pela empresa Exata Comercial Ltda., responsável por um site que promovia seus produtos de manipulação de forma irregular.
De acordo com a agência, a prática fere o item 5.14 da RDC nº 67/2007, que estabelece as Boas Práticas de Manipulação em Farmácias e proíbe a propaganda, publicidade ou promoção de medicamentos manipulados.
Esses medicamentos são fórmulas personalizadas, preparadas exclusivamente para cada paciente, mediante prescrição médica. Por serem feitos sob medida, e não padronizados como os medicamentos industrializados, não podem ser anunciados ou vendidos livremente ao público.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




