Logo Enfoco


    Crise

    Apagão deixa 10 milhões sem luz em Cuba

    Queda ocorreu após falha na principal usina de energia

    Publicado 18/10/2024 às 21:32 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Apagão ocorreu logo após o meio-dia, afetando 91% da população cubana
    Apagão ocorreu logo após o meio-dia, afetando 91% da população cubana |  Foto: Reprodução / Youtube

    Uma falha na rede elétrica nacional de Cuba deixou cerca de 10 milhões de pessoas sem luz na sexta-feira (18), após a principal usina termelétrica do país, Antonio Guiteras, parar de funcionar.

    Segundo o Ministério de Energia e Minas, o apagão ocorreu logo após o meio-dia, afetando 91% da população cubana. A interrupção foi causada por uma falha na usina, a maior do país, que resultou no colapso total do sistema elétrico.

    O governo decretou o fechamento de escolas, universidades e indústrias não essenciais, com o objetivo de reduzir o consumo e tentar estabilizar o fornecimento para as residências. Apenas setores de alimentação e saúde continuaram em operação, enquanto atividades culturais e recreativas, como bares e clubes, foram suspensas.

    De acordo com Lázaro Guerra, diretor-geral de Eletricidade, o sistema elétrico ficou completamente desligado após a parada da termelétrica. Ainda não há previsão para o restabelecimento total da energia.

    O primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz afirmou que a demanda crescente de pequenas e médias empresas, além do uso de ar-condicionado nas residências, pressionou ainda mais o sistema, já fragilizado por falhas e falta de manutenção nas usinas termelétricas. Marrero destacou que medidas drásticas foram necessárias para garantir o fornecimento básico de energia à população.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo

    Relacionados em Brasil & Mundo