Logo Enfoco


    Saúde

    Após Covid-19, mais um vírus se espalha pela China e causa medo

    O HMPV acomete, principalmente, as crianças

    Publicado 07/01/2025 às 9:57 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Informação sobre vírus na China causa apreensão no mundo
    Informação sobre vírus na China causa apreensão no mundo |  Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

    Casos de infecção pelo metapneumovírus humano (HMPV), um vírus respiratório responsável por sintomas gripais, tem se espalhado rapidamente no norte da China, especialmente entre crianças, de acordo com as autoridades locais. Esse aumento gerou preocupações na população, mas o Centro de Controle de Doenças (CDC) do país foi claro em alertar sobre a importância de adotar medidas de saúde e higiene, além de rebater rumores que circulam na internet sobre hospitais lotados e a possibilidade de uma nova pandemia semelhante à da Covid-19.

    O HMPV não é um vírus novo e faz parte de uma família de vírus respiratórios bem conhecida, que inclui o vírus respiratório-sincicial (VSR). O VSR, por exemplo, é uma das causas mais comuns de internações em crianças com bronquite e bronquiolite. O metapneumovírus foi descoberto em 2001 na Holanda e, desde então, tem sido registrado em diversos países ao redor do mundo, incluindo Índia, Inglaterra, Austrália e Chile. No Brasil, o vírus foi identificado pela primeira vez em 2004.

    De acordo com o CDC dos Estados Unidos, os sintomas mais comuns associados ao HMPV incluem tosse, febre, congestão nasal e falta de ar. A infecção ocorre geralmente nos primeiros anos de vida, e a reinfecção é bastante comum. O período de incubação do vírus, ou seja, o tempo entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas, varia de 3 a 6 dias. A duração da doença tende a ser similar à de outras infecções respiratórias virais, dependendo da gravidade.

    Embora a infecção possa afetar qualquer pessoa, os indivíduos mais vulneráveis — como crianças, idosos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos — são os mais propensos a desenvolver complicações graves. No entanto, para a maioria das pessoas, os sintomas são leves e podem ser controlados com cuidados médicos adequados.

    Assim como outros vírus respiratórios, o HMPV é transmitido principalmente por meio de secreções respiratórias de uma pessoa infectada, liberadas ao tossir ou espirrar. O vírus também pode ser transmitido pelo contato pessoal próximo, como apertos de mão, ou ao tocar superfícies contaminadas e depois levar as mãos à boca, nariz ou olhos. Não existe um tratamento específico ou vacina para o metapneumovírus, e o tratamento é focado no alívio dos sintomas, com o acompanhamento de um profissional de saúde.

    Tratamento dos sintomas

    De acordo com a American Lung Association, os tratamentos para o HMPV incluem medicamentos para controle de dor e febre, como paracetamol ou ibuprofeno, e descongestionantes. Para pacientes com sintomas mais graves, como chiado no peito e tosse persistente, o médico pode prescrever corticosteroides, que ajudam a reduzir a inflamação e melhorar a respiração.

    O CDC também enfatizou a importância da higiene adequada, como lavar as mãos regularmente e evitar o contato com pessoas doentes, para prevenir a propagação do vírus.

    Embora o aumento de casos de metapneumovírus tenha gerado preocupações, as autoridades chinesas garantem que não há motivos para pânico, e a situação está sendo monitorada. As medidas de prevenção e o acompanhamento médico adequado são essenciais para controlar a propagação do vírus e evitar complicações mais graves, especialmente entre os grupos de risco.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Mulher leva tapa 'do nada' em estação do BRT; veja o vídeo

    Próximo artigo
    >

    Raios iluminam o céu e impressionam em Niterói e região; vídeo

    Relacionados em Brasil & Mundo