Crime
Ativistas são presas por atacar quadro de Van Gogh em Londres
Pintura é uma das mais famosas do mundo
🥫 JUST STOP OIL SUPPORTERS CHOOSE LIFE OVER ART 🥫
— Just Stop Oil ⚖️💀🛢 (@JustStop_Oil) October 14, 2022
🎨 Human creativity and brilliance is on show in this gallery, yet our heritage is being destroyed by our Government’s failure to act on the climate and cost of living crisis.#VanGogh #FreeLouis #FreeJosh #CivilResistance pic.twitter.com/gXXGLsi0ej
Duas ativistas do grupo Just Stop Oil foram presas, nesta sexta-feira (14), após jogarem sopa de tomate contra o quadro "Girassóis", de Van Gogh, na National Gallery de Londres. A obra foi pintada pelo holandês em 1888 e é avaliada em US$ 134 milhões (R$ 709 milhões).
A pintura que é uma das mais famosas do mundo é protegida por uma camada de vidro. A galeria disse que só a moldura foi atingida, e não a arte em si. O ambiente logo foi limpado pela equipe da National Gallery.
Um vídeo que circula na internet também mostra quando as ambientalistas colam as mãos na parede do local, em forma de protesto.
Em uma rede social, o próprio grupo questionou: "O que vale mais: a arte ou a vida?", disse Phoebe Plummer. "Vale mais do que comida? Mais do que justiça? Vocês estão mais preocupados com a proteção de uma pintura ou com a proteção do nosso planeta e das pessoas?", criticou ela.
A jovem de 21 anos estava acompanhada por Anna Holland.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!