Logo Enfoco


    Triste

    Baleia 'espiã russa' é encontrada morta na Noruega

    Carcaça foi localizando flutuando na Baía de Risavika

    Publicado 02/09/2024 às 14:50 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Baleia estaria em boas condições um dia antes de ser encontrada morta
    Baleia estaria em boas condições um dia antes de ser encontrada morta |  Foto: Reprodução/ Redes Sociais

    Uma baleia beluga, conhecida como "Hvaldimir", foi encontrada morta na Noruega, no último sábado (31). O animal ganhou notoriedade após aparecer pela primeira vez no país em 2019, utilizando uma fita semelhante a um cabresto de cavalo, o que gerou suspeitas de que ela pudesse ter sido treinada pelos russos como uma espiã.

    A carcaça da baleia foi encontrada flutuando na Baía de Risavika, no sul da Noruega, por um pai e seu filho que estavam pescando na região, segundo informações da TV pública norueguesa NRK. 

    A beluga Hvaldimir, cujo nome é uma combinação da palavra norueguesa para baleia, "hval", e o primeiro nome do presidente russo Vladimir Putin, foi retirada da água com um guindaste e transportada para um porto próximo. Especialistas irão examiná-la.

    "Infelizmente encontramos Hvaldimir flutuando no mar. Ela faleceu, mas não está imediatamente claro qual é a causa da morte", disse o biólogo marinho Sebastian Strand à NRK, acrescentando que nenhum ferimento externo grave era visível no animal.

    Segundo o biólogo, a baleia aparentava estar em boas condições na sexta-feira (31). 

    Sobre a baleia

    Quando a baleia surgiu pela primeira vez na costa norueguesa, as autoridades locais levantaram a hipótese de que o animal poderia ter escapado de um cativeiro e que, possivelmente, havia sido treinado pela Marinha Russa, devido ao seu comportamento incomumente próximo dos humanos.

    A baleia, com 4,2 metros de comprimento e pesando 1.225 kg, foi inicialmente avistada por pescadores próximo à ilha de Ingøya, no norte da Noruega, não muito distante da cidade ártica de Hammerfest, em abril de 2019. O animal estava equipado com um cabresto e parecia carregar um suporte para uma pequena câmera, além de uma fivela com inscrições. Especialistas afirmam que a Marinha Russa tem um histórico de treinar baleias para propósitos militares.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Influenciador que atropelou noivo é indiciado por homicídio doloso

    Próximo artigo
    >

    Dupla de brasileiros conquista dois ouros seguidos em Paris

    Relacionados em Brasil & Mundo