Patamar 2
Bandeira vermelha volta e conta de luz vai subir em agosto
Contas terão um adicional de R$ 7,87 a cada 100 kW/h consumidos

A conta de luz vai ficar mais cara a partir de agosto. O aumento foi anunciado nesta sexta-feira (25) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que informou o acionamento da Bandeira Vermelha no patamar 2. Com isso, será cobrado um valor extra de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
O principal motivo para a mudança é a redução das chuvas nas regiões das bacias hidrográficas, o que impacta diretamente na geração de energia nas hidrelétricas. Para suprir a demanda, será necessário acionar as usinas termelétricas, que têm custo mais alto de operação.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 e serve como um alerta para os consumidores sobre o custo da energia. As cores verde, amarela e vermelha, indicam se o preço da geração está mais baixo ou mais alto. No caso da vermelha, o sinal é de que o valor está elevado, e o consumidor é incentivado a reduzir o consumo.
A Aneel destacou que a economia de energia, além de aliviar a conta no fim do mês, ajuda a preservar os recursos naturais e garante um funcionamento mais equilibrado do sistema elétrico. A recomendação é que as pessoas fiquem atentas ao uso de aparelhos que consomem muita energia, como chuveiros elétricos, ar-condicionado e ferro de passar.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!