Cuidado

Bebês não devem dormir na mesma cama que os pais, diz estudo

Descansar com a criança no colo aumenta o risco de morte súbita

Pesquisa orienta a melhor forma de bebês dormirem.
Pesquisa orienta a melhor forma de bebês dormirem. |  Foto: Karina Cruz
  

A prática de colocar um bebê com menos de um ano para dormir na mesma cama que os pais é comum em diferentes famílias brasileiras. No entanto, a Academia Americana de Pediatria (AAP) não indica essa opção como forma de proteção à criança.

Em levantamento realizado, a AAP identificou que os bebês devem dormir no mesmo quarto dos pais até os primeiros seis meses de idade, mas em camas diferentes. A entidade entende que dormir no mesmo local aumenta o risco de acidentes e mortes. Contudo, é recomendado que os pais descansem no mesmo quarto para socorrer a criança caso algo aconteça. 

De acordo com a AAP, dormir com um bebê no colo em um sofá aumenta em 67% a chance de morte infantil.
  

A AAP ainda orienta que os bebês devem dormir de barriga para cima em um colchão plano. Segundo o pediatra Gustavo Antonio Moreira, a posição que o bebê dorme aumenta o risco de morte súbita inesperada, que é a principal causa de óbitos de crianças com menos de um ano de idade.

Quando a criança deita de barriga para baixo ela tem mais perigo de reinalar o ar que ela exalou, então ela acaba reinalando o gás carbônico. Há também maior risco de aspirar leite se houver refluxo. Gustavo Moreira, pediatra
  

A entidade ainda orienta que o bebê deve dormir com uma inclinação menor que 10 graus. Antigamente, a recomendação era de 30 graus. A mudança acontece porque ângulos maiores deixam as cabeças das crianças caindo para a frente durante o sono, o que pode asfixiar o bebê.

Itens como brinquedos, cobertores, travessores, também não são ideais para ficarem no berço no momento do sono porque podem sufocar a criança.

De acordo com a AAP, dormir com um bebê no colo em um sofá aumenta em 67% a chance de morte infantil. Caso a criança seja prematura ou com menos de quatro meses, o risco cresce de cinco a 10 vezes.

Proteção contra frio

A entidade recomenda que os pais e responsáveis utilizem roupas no lugar de cobertores para reduzir o risco de sufocamento. Mas recomenda um cuidado com o excesso pois, em dias quentes, também pode aumentar o risco de morte. 

Alimentação

Segundo o estudo, a alimentação nos primeiros seis meses de vida deve ser realizada apenas com o leite materno. O fato reduz o risco de mortes referentes ao sono. O aleitamento materno deve continuar até pelo menos um ano de idade. 

< Luva de Pedreiro recebe chaves de nova casa: 'Magnífica' Mãe é presa após tentar dar ilegalmente recém-nascida em SG <