Racismo em 2022
Bilhetes racistas são encontrados em prédio de BH
Autor das ofensas ainda não foi identificado
Um homem, de 25 anos, recebeu bilhetes ofensivos e racistas em seu trabalho. Um prédio localizado no bairro Planalto, na Região Norte de Belo Horizonte. Ele registrou dois boletins de ocorrência na Polícia Civil.
Sofra as consequências, viado, preto. Ou você sai daqui, o resto toma banho de cloro, africano. Bons tempos eram quando pessoas como você sabiam do seu lugar que é no tronco, macaco, estúpido. Lugar seu é com sua gente na senzala, seus amigos são sujos como você
A primeira ocorrência foi feita na última quarta-feira (20) junto com seu supervisor após encontrar no setor em que faz a limpeza uma carta que dizia "Volta pra sua jaula gorila volta pro licho (para o lixo) de analfabetos (sic) que você veio preto sujo (...) "Lugar de preto não é na limpeza e na sesala (senzala)".
Logo em seguida, pediu para ser remanejado a outro setor, o que foi atendido. Entretanto, no sábado (23) quando ele voltou ao prédio para buscar seus pertences, achou mais dois bilhetes que foram levados a administração. A síndica e a diretora da empresa que presta serviços, tomaram a atitude de ir junto com o homem à delegacia e registraram o segundo boletim de ocorrência. O autor ainda não foi identificado.
Posicionamento da Polícia Civil
A Polícia Civil informou através de nota ao G1 que "já tomou conhecimento do fato e todas as providências estão sendo adotadas para apuração do fato e responsabilização criminal. Outras informações serão fornecidas em momento oportuno".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!