Logo Enfoco


    Mistério

    Bola de fogo cruza céu do Brasil e surpreende moradores; vídeo

    Fenômeno é identificado como reentrada de lixo espacial

    Publicado 15/05/2025 às 12:07 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    Um fenômeno luminoso que cruzou o céu de diversas regiões do Brasil na noite de quarta-feira (14), chamou a atenção de moradores em estados como Minas Gerais, Bahia, Goiás e Distrito Federal. A Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) confirmou que se tratava da reentrada de um pedaço do foguete Falcon 9, da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk.

    De acordo com a Bramon, o objeto foi inicialmente detectado em Brasília às 18h24 e desapareceu no céu da Bahia às 18h28, percorrendo cerca de 1.500 km em apenas quatro minutos, com velocidade entre 6 e 7 km/s. As características do fenômeno, como a fragmentação visível e o rastro persistente, permitiram descartar a hipótese de um meteoro comum.

    O objeto em questão foi identificado como um estágio do foguete Falcon 9, lançado em 5 de agosto de 2014, durante a missão AsiaSat 8, voltada para comunicações na região Ásia-Pacífico. Após cumprir sua missão, o segundo estágio do Falcon 9 permaneceu em órbita como lixo espacial até sua reentrada na atmosfera.

    Especialistas como o professor Luis Cavalcante, do Planetário de Brasília, em entrevista ao “Estado de Minas”, explicou que fenômenos como este podem se tornar mais frequentes. "Com o aumento do número de satélites e objetos em órbita, é natural que vejamos mais reentradas de lixo espacial", destacou.

    Vídeos do fenômeno foram registrados por moradores de várias regiões, com imagens mostrando o objeto cruzando o céu em alta velocidade. Em tom bem-humorado, o astrônomo Sérgio Sacani, do canal Space Today, comentou nas redes sociais: "Não fujam para as montanhas! É simplesmente a reentrada de um lixo espacial!".

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Chris Brown é preso após agredir produtor em boate

    Próximo artigo
    >

    Flamengo tem jogo decisivo com a LDU na Libertadores

    Relacionados em Brasil & Mundo