Intolerância

Bolsonarista que matou tesoureiro do PT está vivo; saiba quem é

Caso aconteceu em Foz do Iguaçu, no Paraná

Homem se considera um ''conservador''
Homem se considera um ''conservador'' |  Foto: Rede social
 

Jorge José da Rocha Guaranho, o principal acusado de matar Marcelo Arruda, tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), no último sábado (9), está vivo. O agente penitenciário está internado sob custódia. O quadro de Guaranho é estável. As informações são do jornal O Globo. 

Guaranho, que invadiu a festa de aniversário de Arruda e disparou contra ele, também foi alvo de disparos vindos de sua vítima. Os dois foram encaminhados a um hospital de Foz do Iguaçu, no Paraná, local onde aconteceu o crime. Somente o bolsonarista resistiu. 

Leia: Tesoureiro do PT é morto por bolsonarista em festa de aniversário 

Leia+: Morte de tesoureiro do PT repercute entre políticos; veja

Nas redes sociais, Guaranho expõe suas ideias políticas, que são contrárias aos posicionamentos de esquerda. Em sua biografia do Twitter, ele defende o uso de armas e condena o aborto, por exemplo. 

Ele também já chegou a se encontrar com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho do atual presidente Bolsonaro. Além disso, o agente penitenciário também possui objetos que homenageiam ao chefe de Estado. 

  • Bolsonarista que matou tesoureiro do PT está vivo; saiba quem é
  • Bolsonarista que matou tesoureiro do PT está vivo; saiba quem é
  • Bolsonarista que matou tesoureiro do PT está vivo; saiba quem é
  • Bolsonarista que matou tesoureiro do PT está vivo; saiba quem é
  

De acordo com a delegada Iane Cardoso, responsável pelo caso, ainda não há a confirmação de que o crime foi cometido por intolerância. 

Resposta de Lula e Bolsonaro ao ocorrido

O pré-candidato à Presidência da República, Lula (PT), se posicionou sobre o assassinato. Ele lamentou a morte do homem filiado ao seu partido e reforçou a necessidade de tolerância.

“Nosso companheiro Marcelo Arruda comemorava seu aniversário de 50 anos com sua família e amigos, em paz, em Foz do Iguaçu.

Filiado ao Partido dos Trabalhadores, sua festa de aniversário tinha como tema o PT e a esperança no futuro; com a alegria de um pai que acabou de ter mais uma filha.

Uma pessoa, por intolerância, ameaçou e depois atirou nele, que se defendeu e evitou uma tragédia ainda maior. Duas famílias perderam seus pais. Filhos ficaram órfãos, inclusive os do agressor.

Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de Marcelo Arruda.

Também peço compreensão e solidariedade com os familiares de José da Rocha Guaranho, que perderam um pai e um marido para um discurso de ódio estimulado por um presidente irresponsável. Pelos relatos que tenho, ele não ouviu os apelos de sua família para que seguisse com a sua vida.

Precisamos de democracia, diálogo, tolerância e paz”.

Marcelo era guarda municipal e grande apoiador de Lula
Marcelo era guarda municipal e grande apoiador de Lula |  Foto: Rede social
 

O presidente Jair Bolsonaro também lamentou o episódio, reforçando que não quer apoio de pessoas que praticam violência. 

O velório de Marcelo Arruda acontece no Ginásio Sebastião Flor, Rua Barão do Rio Branco, Centro. A previsão é que ele seja enterrado às 14h desta segunda-feira (11), no Cemitério Municipal Jardim São Paulo. 

< Xuxa faz revelação picante após aderir ao veganismo Inscrições abertas para torneio de 'hackers do bem' no Rio <