Aborto legal

Bolsonaro diz ser 'inadmissível' aborto de menina estuprada em SC

Declaração foi publicada em rede social

Presidente diz que 'não se discute a forma que ele [bebê] foi gerado'
Presidente diz que 'não se discute a forma que ele [bebê] foi gerado' |  Foto: Isac Nóbrega/PR
 

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (23) ser 'inadmissível' o procedimento de aborto legal feito pela menina de Santa Catarina que engravidou ao ser estuprada quando tinha apenas dez anos. A cirurgia de remoção do feto foi realizada no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, de Florianópolis.

"A única certeza sobre a tragédia da menina grávida de 7 meses é que tanto ela quanto o bebê foram vítimas, almas inocentes, vidas que não deveriam pagar pelo que não são culpadas, mas ser protegidas do meio que vivem, da dor do trauma e do assédio maligno de grupos pró-aborto", publicou no Twitter.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), representantes do hospital, que é vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comunicaram que as providências necessárias à interrupção da gestação já tinham sido adotadas.

Na quarta-feira (22), a procuradora da República Daniele Cardoso Escobar enviou à superintendente do hospital universitário, Joanita Angela Gonzaga Del Moral, uma recomendação para que o estabelecimento cumprisse o que a legislação brasileira determina e realizasse o aborto legal.

No ofício, a procuradora recomendou à superintendente que garantisse 'a pacientes que procurem o serviço de saúde a realização de procedimentos de interrupção da gestação nas hipóteses de aborto legal, independentemente da idade gestacional e peso fetal, sendo desnecessária qualquer autorização judicial ou comunicação policial'.

O Código Penal autoriza a interrupção da gravidez em caso de violência sexual, sem qualquer restrição quanto ao tempo de gestação e sem necessidade de autorização judicial.

Ao tornar público a realização do aborto, o MPF lamentou 'a triste situação ocorrida e reafirmou seu compromisso em zelar pelo efetivo respeito aos direitos fundamentais consagrados na Constituição Federal'. 

< Zagueiro tem lesão grave e deve perder a Copa do Mundo; veja vídeo MPRJ denuncia Gabriel Monteiro por importunação sexual <