Guerra
Brasileiro voluntário na Ucrânia morre em conflito
Ele havia viajado há menos de um mês
Tiago Nunes, um jovem de 19 anos natural de Rurópolis, no Pará, morreu na última quinta-feira (28) enquanto atuava como voluntário nas forças ucranianas contra a Rússia. A morte foi confirmada pela prefeitura da cidade na sexta-feira (29), mas as causas exatas ainda estão sendo investigadas.
Tiago, conhecido por seus amigos como "Índio", havia viajado para a Ucrânia há menos de um mês, sem informar à sua família sobre sua decisão ou sobre os motivos que o levaram a se juntar ao conflito. Ele se alistou nas tropas ucranianas e, segundo relatos, estava atuando na linha de frente da guerra.
A prefeitura de Rurópolis, em nota oficial, expressou suas condolências à família de Tiago.
"Neste momento de grande tristeza, manifestamos aos familiares e amigos nossas mais sinceras condolências", diz o comunicado.
Em resposta ao ocorrido, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) ainda não confirmou oficialmente a notificação sobre a morte do brasileiro. Tiago é o mais recente nome na lista de brasileiros mortos no conflito, que já conta com pelo menos cinco vítimas desde o início da guerra, em 2022. Entre eles, estão o estudante de medicina Antônio Hashitani, que morreu em combate em Bakhmut, e outros voluntários, como Thalita do Valle e Douglas Búrigo, mortos em um bombardeio na cidade de Kharkiv.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!