Buscas

Caso Bruno e Dom: grupo encontra material aparentemente humano

Indigenista e jornalista estão desaparecidos desde domingo (5)

Ambos estão desaparecidos desde esse domingo (5).
Ambos estão desaparecidos desde esse domingo (5). |  Foto: Reprodução
 

Um grupo que realiza buscas pelo indigenista Bruno Pereira e pelo jornalista Dom Phillips encontrou vestígios de material orgânico aparentemente humano nesta sexta-feira (10) dentro de um rio próximo a cidade de Atalaia do Norte, no Amazonas.

Ambos estão desaparecidos desde o último domingo (5) após uma expedição no Vale do Javari. O material foi encaminhado para análise pericial no Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal. 

Leia+:  'Aventura', diz Bolsonaro sobre desaparecimentos na Amazônia

Leia+: Bruno Pereira: polícia investiga desaparecimento na Amazônia

Durante as buscas de um suposto crime, a Polícia Federal identificou nesta quinta-feira (9) vestígios de sangue dentro de uma lancha usada por Amarildo da Costa de Oliveira, também conhecido como "Pelado". O homem é investigado por envolvimento no desaparecimento de Bruno e Dom. O sangue também será analisado pela PF para saber se corresponde ao material genético dos homens.

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) decretou a prisão temporária de Amarildo por 30 dias. Amarildo foi preso nesta terça-feira (7) com drogas e munição de uso restrito das Forças Armadas.

Desaparecimento

O indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, que trabalha como freelancer para o jornal The Guardian, estão desaparecidos desde esse domingo (5) após uma expedição no Vale do Javari, na Amazônia. Segundo a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), ambos receberam ameaças nos últimos dias por causa do trabalho realizado contra invasores, garimpeiros e pescadores da região.

A informação sobre o desaparecimento foi confirmada pela Univaja. A dupla sumiu no trajeto entre a comunidade São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte. De acordo com o órgão, Bruno e Dom pararam na comunidade com o objetivo de conversar com o líder, identificado como "Churrasco", para consolidar trabalhos conjuntos entre ribeirinhos e indígenas. 

Após o encontro, a família dos dois não tiveram mais notícias sobre seus paradeiros. 

Segundo a Univaja, a equipe tinha como objetivo visitar outros membros da Vigilância Indígena próximo ao Lago do Jaburu, local de uma Base da Vigilância da Funai no rio Ituí. A ideia era que o jornalista visitasse o local e fizesse algumas entrevistas com os indígenas. 

A presença na base aconteceu na última sexta-feira (3). No caminho de volta neste domingo (5), eles pararam na comunidade São Rafael antes de chegar em Atalaia do Norte.

Após a saída da comunidade, os dois não foram mais vistos. A Polícia Federal (PF) informou que está investigando o desaparecimento. O Ministério Público Federal (MPF) também acionou a Polícia Civil e a Marinha do Brasil em busca de encontrar os homens.

< ''Busca incansável'', diz Bolsonaro sobre sumiços na Amazônia Atores de 'Pantanal' aparecem dançando ao som de forró; veja vídeo <