Funai

Bruno Pereira: polícia investiga desaparecimento na Amazônia

Além de indigenista, jornalista é procurado

Ambos estão desaparecidos desde esse domingo (5).
Ambos estão desaparecidos desde esse domingo (5). |  Foto: Reprodução Redes Sociais
 

O indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, que trabalha no jornal The Guardian, estão desaparecidos desde esse domingo (5) após uma expedição no Vale do Javari, na Amazônia. Segundo a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), ambos receberam ameaças nos últimos dias por causa do trabalho realizado contra invasores, garimpeiros e pescadores da região.

A informação sobre o desaparecimento foi confirmada pela Univaja. A dupla sumiu no trajeto entre a comunidade São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte. De acordo com o órgão, Bruno e Dom pararam na comunidade com o objetivo de conversar com o líder, identificado como "churrasco", para consolidar trabalhos conjuntos entre ribeirinhos e indígenas.

Após o encontro, a família dos dois não tiveram mais notícias sobre seus paradeiros. 

Bruno é considerado um dos indigenistas mais experientes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e conhece bem a região da Amazônia. O brasileiro foi Coordenador da Funai de Atalaia do Norte por cinco anos.

O jornalista Dom Phillips mora no Brasil desde 2007. O repórter já trabalhou em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, local atual de sua moradia. Através de nota, o jornal The Guardian informou que já entrou em contato com a Embaixada Britânica no Brasil em busca de informações sobre o paradeiro do funcionário.

“O Guardian está muito preocupado e busca urgentemente informações sobre o paradeiro e a condição de Phillips. Estamos em contato com a embaixada britânica no Brasil e autoridades locais e nacionais para tentar apurar os fatos o mais rápido possível", publicaram. 

Desaparecimento

Segundo a Univaja, a equipe tinha como objetivo visitar outros membros da Vigilância Indígena próximo ao Lago do Jaburu, local de uma Base da Vigilância da Funai no rio Ituí. A ideia era que o jornalista visitasse o local e fizesse algumas entrevistas com os indígenas. 

A presença na base aconteceu na última sexta-feira (3). No caminho de volta neste domingo (5), eles pararam na comunidade São Rafael antes de chegar em Atalaia do Norte.

Após a saída da comunidade, os dois não foram mais vistos. A Polícia Federal (PF) informou que está investigando o desaparecimento. O Ministério Público Federal (MPF) também acionou a Polícia Civil e a Marinha do Brasil em busca de encontrar os homens.

A Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE) e a Associação dos Correspondentes Estrangeiros (ACE) emitiram uma nota de preocupação sobre o desaparecimento de Bruno e Dom. No documento, os órgãos pediram uma rápida investigação das autoridades brasileiras em busca de encontrar ambos. 

"Também exigimos do governo brasileiro que atue fortemente para garantir a segurança dos profissionais da imprensa, brasileiros e estrangeiros, que atuam naquela região e que tem sofrido diversas ameaças ao seu trabalho nessa área de conflito de exploração irregular de minério", diz o comunicado.

< Acidente com trem interrompe serviço e deixa feridos em Piabetá Ator Marcos Oliveira faz desabafo nas redes: 'Não esqueçam de mim' <