Antiguidade

Colecionadora compra relíquia de dois mil anos sem saber

Norte-americana não sabia do valor histórico da peça

Busto será devolvido para o país de origem
Busto será devolvido para o país de origem |  Foto: Reprodução/Instagram
 

A norte-americana Laura Young decidiu ir a um brechó no Texas, estado onde reside, em 2018 para comprar um busto para decorar sua casa. O que poderia ser uma situação simples acabou tendo um desfecho curioso. Isso porque o busto trata-se de uma peça romana de cerca de dois mil anos. As informações são do site Good News Network.

Laura, que é uma colecionadora de arte, chegou em casa e notou que o artigo raro apresentava um desgaste fora do comum. Ela então entrou em contato com a Universidade do Texas e com duas casas de leilões.

Estudiosos concluíram que se tratava de um busto romano perdido, esculpido entre os séculos 1 a.C e 1 d.C
  

A resposta, no entanto, veio somente três anos e meio depois. Os estudiosos concluíram que se tratava de um busto romano perdido, esculpido entre os séculos 1 a.C e 1 d.C. Sem saber do valor histórico, ela havia transportado da loja para a sua casa no cinto de segurança de seu carro.

Peça é considerada raríssima
Peça é considerada raríssima |  Foto: Reprodução/Instagram
 

Ainda segundo os estudiosos, a peça pertencia à coleção do rei Ludwig I da Bavária. A obra de arte pertencia ao museu Pompejanum, na cidade de Aschaffenburg, na Alemanha. 

Uma das possibilidades é que o busto retrate um dos filhos do general romano Pompeu Magno. Ele pode ter parado no Texas porque a cidade de Aschaffenburg foi bombardeada e saqueada por soldados durante a 2ª Guerra Mundial. 

Hoje o busto está exposto na cidade de San Antonio, próximo a capital do Texas, Austin. Agora, só sabendo do valor inestimável, Laura fez um acordo para que ele voltasse para a Alemanha no ano que vem. 

< Estuprada em sala para atendimento às vítimas de violência Tiroteio na Avenida Brasil termina com morto e ferido <