Logo Enfoco


    Paralisação

    Controladores de voo suspendem greve após acordo

    Categoria aprovou proposta após promessa de novo plano de cargos

    Publicado 23/09/2025 às 20:28 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Greve estava marcada para começar nesta quarta-feira (24)
    Greve estava marcada para começar nesta quarta-feira (24) |  Foto: Imagem gerada por IA

    Uma votação realizada entre os controladores de voo da NAV Brasil decidiu suspender a greve que estava prevista para começar nesta semana. O resultado foi divulgado após audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), nesta segunda-feira (22), em Brasília.

    Dos 810 trabalhadores que participaram da consulta online, 530 optaram pelo fim da paralisação, enquanto 253 defenderam a manutenção do movimento. Outros 27 se abstiveram. A decisão reduz o risco de transtornos em aeroportos estratégicos do país, como Guarulhos, Viracopos, Santos Dumont e Galeão, administrados pela estatal.

    Diante desses compromissos, e respeitando deliberação da assembléia da categoria, ficou definida a suspensão da greve anunciada pelos trabalhadores, prevista para esta quarta-feira (24), sexta-feira (26), terça-feira (30) e para a próxima quinta-feira (2).

    O impasse começou a ser resolvido depois que a NAV Brasil apresentou um Plano de Cargos e Salários, aprovado na última sexta-feira (19) pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). A empresa também se comprometeu a reajustar a tabela de coparticipação no plano de saúde.

    O sindicato e a companhia concordaram em criar uma comissão paritária para reavaliar o plano no futuro, mas sem adiar sua aplicação imediata. Também ficou acertado que as negociações do próximo acordo coletivo poderão contar com o acompanhamento do TST.

    Em nota, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV) afirmou que a decisão de suspender a paralisação “significa uma mudança de estratégia, e não uma rendição”. A entidade declarou ainda que seguirá pressionando por outras demandas.

    O ministro Mauricio Godinho Delgado, vice-presidente do TST e responsável por conduzir a audiência, destacou a importância da manutenção do diálogo. A sessão teve apoio de juízes e juízas do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cejusc/TST).

    Com a decisão, permanecem ativos os serviços de Controle de Aproximação (APP) e Controle de Aeródromo (TWR), essenciais para garantir a regularidade e a segurança do tráfego aéreo no país.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Peça infantil tem sessão gratuita com acessibilidade em Niterói

    Relacionados em Brasil & Mundo