Paralisação
Controladores de voo suspendem greve após acordo
Categoria aprovou proposta após promessa de novo plano de cargos

Uma votação realizada entre os controladores de voo da NAV Brasil decidiu suspender a greve que estava prevista para começar nesta semana. O resultado foi divulgado após audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), nesta segunda-feira (22), em Brasília.
Dos 810 trabalhadores que participaram da consulta online, 530 optaram pelo fim da paralisação, enquanto 253 defenderam a manutenção do movimento. Outros 27 se abstiveram. A decisão reduz o risco de transtornos em aeroportos estratégicos do país, como Guarulhos, Viracopos, Santos Dumont e Galeão, administrados pela estatal.
Diante desses compromissos, e respeitando deliberação da assembléia da categoria, ficou definida a suspensão da greve anunciada pelos trabalhadores, prevista para esta quarta-feira (24), sexta-feira (26), terça-feira (30) e para a próxima quinta-feira (2).
O impasse começou a ser resolvido depois que a NAV Brasil apresentou um Plano de Cargos e Salários, aprovado na última sexta-feira (19) pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). A empresa também se comprometeu a reajustar a tabela de coparticipação no plano de saúde.
O sindicato e a companhia concordaram em criar uma comissão paritária para reavaliar o plano no futuro, mas sem adiar sua aplicação imediata. Também ficou acertado que as negociações do próximo acordo coletivo poderão contar com o acompanhamento do TST.
Em nota, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV) afirmou que a decisão de suspender a paralisação “significa uma mudança de estratégia, e não uma rendição”. A entidade declarou ainda que seguirá pressionando por outras demandas.
O ministro Mauricio Godinho Delgado, vice-presidente do TST e responsável por conduzir a audiência, destacou a importância da manutenção do diálogo. A sessão teve apoio de juízes e juízas do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cejusc/TST).
Com a decisão, permanecem ativos os serviços de Controle de Aproximação (APP) e Controle de Aeródromo (TWR), essenciais para garantir a regularidade e a segurança do tráfego aéreo no país.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!