Brasil & Mundo
Coronel Laviano assume o comando da PM e Rivaldo Barbosa é o novo chefe da Civil
Ex-comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), coronel Luis Claudio Laviano, irá comandar a Polícia Militar do Rio de Janeiro. A decisão foi divulgada hoje (6) pelo novo secretário de Estado de Segurança, Richard Nunes. Na Polícia Civil, o delegado Rivaldo Barbosa, ex-diretor das Delegacias de Homicídios, será o novo chefe.
Além do Bope, Laviano comandou a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). Ele frequentou o Curso de Formação de Oficiais (CFO) de 1988 a 1991. Em 1998, integrou o Curso de Operações Especiais do BOPE. No ano seguinte, o oficial fez o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.
O novo comandante possui ainda os cursos de Operações Especiais (COEsp), de Ações Táticas (CAT), Modo de Treinamento de Defesa Pessoal, Controle de Conflitos e Situações de Crise, Avançado de Negociações, Proteção e Segurança de Autoridades (CSPAUT) e Superior de Polícia Integrado (CSPI). Na Prefeitura, ele foi inspetor-geral da Guarda Municipal e subsecretário municipal de Ordem Pública.
Polícia Civil
Já o delegado Rivaldo Barbosa ingressou na instituição em 2002. Ele chefiou a Coordenadoria de Informação e Inteligência Policiais (Cinpol)e a Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (Polinter), antes de assumir a direção da DH. Na Secretaria de Segurança, o delegado já ocupou o cargo de titular da Subsecretaria de Inteligência.
O secretário Richard Nunes determinou que os novos responsáveis pelas polícias Civil e Militar priorizem a valorização profissional e forneçam um diagnóstico para as condições necessárias de trabalho; incremente a integração entre as polícias e forças de segurança, além de fortalecerem o Sistema Integrado de Metas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!