Logo Enfoco


    Crime

    Deputadas denunciam racismo durante revista no aeroporto

    Mulheres negras foram as únicas a passar pelo procedimento

    Publicado 13/04/2025 às 8:58 | Autor: Agência Brasil
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O caso aconteceu no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos,
    O caso aconteceu no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, |  Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

    Três deputadas estaduais, duas de Minas Gerais e uma de São Paulo, registraram boletins de ocorrência após serem vítimas de racismo no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, nesta sexta-feira (11). As mulheres, que são negras, denunciam terem sido alvo de uma revista discriminatória. 

    O caso ocorreu após as deputadas desembarcarem do grupo que representou o Brasil no Painel Internacional de Mulheres Afropolíticas, realizado no Senado do México.

    Andreia de Jesus (PT-MG) compartilhou em suas redes sociais que, entre centenas de passageiros no desembarque, ela e as outras duas deputadas foram as únicas selecionadas para revista pelos agentes de segurança da Polícia Federal (PF) no Aeroporto de Guarulhos.

    “O motivo nós já sabemos. É a lógica do “suspeito padrão” que continua operando com as pretas e pretos”, criticou Andreia.

    Ela também expressou sua indignação: “Um constrangimento que nenhuma pessoa merece passar. Racismo é crime. E a gente vai seguir enfrentando a discriminação em todos os espaços, dentro e fora das instituições”, desabafou a deputada.

    A deputada Leninha (PT-MG) também usou suas redes sociais para denunciar o ocorrido, apoiando a declaração de Andreia e afirmando que ninguém mais ao redor foi submetido à revista. Ela classificou o incidente como um exemplo de racismo velado, destacando que as três deputadas foram as únicas "sorteadas" para o procedimento.

    “Não é coincidência. É padrão. É a cor da nossa pele sendo lida como ‘suspeita’ em um país que ainda normaliza a violência racial disfarçada de protocolo. Mas estamos aqui para denunciar, resistir e lembrar: nenhuma humilhação será silenciada”, criticou.

    Ediane Maria (PSOL-SP) também relatou a situação, destacando: “De todos que estavam na fila, só nós, três mulheres negras, fomos escolhidas.” 

    Até o momento, o Aeroporto de Guarulhos e a Polícia Federal não se manifestaram sobre o assunto.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo

    Relacionados em Brasil & Mundo