2025
Desafios e brigas: as previsões para o Rio, Niterói, SG e Maricá
No país, a água vai ser motivo de disputa
Fim de um ano e início de outro. No último dia de 2024, você já parou para pensar sobre o que nos espera em 2025? Os babalorixás Gilmar Hughes de Oyá e Awo Ifá Pedro Henrique de Ayrá preveem que o próximo ano será regido pelo signo da justiça e da transformação.
Os religiosos antecipam possíveis mudanças significativas em áreas como meio ambiente, política, sociedade e relações internacionais. No Brasil, o destaque vai para às gestões municipais, que empossam seus representantes a partir do dia 1º de janeiro.
As projeções realizadas pelos babalorixás foram feitas com base em uma prática espiritual ancestral: o jogo de búzios - uma prática divinatória que remonta às tradições africanas, especialmente do povo Yorubá. Consiste no lançamento de conchas (búzios) sobre uma superfície preparada, geralmente um pano sagrado, seguido da interpretação de suas posições.
Gilmar Hughes ressalta que o jogo é uma ferramenta de orientação e não de determinismo.
As previsões não são sentenças, mas guias. As pessoas ainda têm o livre-arbítrio para agir sobre essas informações
Principais pontos
As previsões feitas pelos babalorixás apontam que o ano de 2025 será marcado por transformações intensas, guiadas pelas energias complementares dos orixás Xangô e Iansã.
Será um ano de desafios climáticos, disputas políticas e transformações sociais. A começar pelo clima, que tem gerado tensão sobre a saúde mental da população no geral.
Conforme o líder religioso, o início do ano será marcado por chuvas torrenciais, que não durarão muito. Ondas de calor devem predominar e intensificar queimadas.
"As chuvas do início do ano serão mais torrenciais. Ela dá uma acalmada e vem essa onda muito grande de calor que vai favorecer queimadas criminosas. O que está regendo muito aqui é: coisa ligada a fogo. Há queimadas e até queimadas criminosas, por questões financeiras. Algumas guerras políticas por terras vão fazer isso. Um monumento grande de algum país vai sofrer um incêndio criminoso em 2025", afirma Gilmar Hughes.
Segundo o babalorixá, ainda haverá conflitos relacionados à água.
"Briga pelo nosso bem maior: a água. Como se fosse haver algumas divergências e os governantes de outros países de olho na nossa água brasileira. Isso é bem nítido aqui, vão brigar pelo poder da água doce. Governantes de outros países estarão de olho em nossas reservas de água doce", destacou.
Awo Ifá Pedro Henrique complementa que a energia regente será de ventos e tempestades, e há ainda a previsão de enchentes.
"Poderemos ter alguns problemas causados por fortes chuvas, tempestades violentas que poderão ocasionar algumas catástrofes. Ainda teremos probabilidades de novas enchentes no Sul e em outras regiões do Brasil’’.
Mundo
Se 2024 foi o ano das guerras de ego, em 2025 o desafio será as guerras por posses, prevê o babalorixá Gilmar Hughes de Oya. ‘’O número oito está muito presente, simbolizando confusão, briga e contenda’’.
Ambos os religiosos concordam que a regência de Xangô trará à tona temas relacionados à justiça e à verdade.
‘’Teremos a verdade sobre as autoridades corruptas vindo à tona. O povo se mobiliza nas ruas, por melhorias e liberdade de expressão. Internacionalmente, um ponto a ressaltar é a probabilidade do avanço de conflitos entre alguns países’’, exclamou o babalorixá Awo Ifá Pedro Henrique.
Menos jovens nas escolas
A sociedade brasileira enfrentará desafios diferentes em 2025, segundo os dois babalorixás.
Para Gilmar Hughes, haverá um aumento na oportunidade de ascensão financeira a partir da criação de conteúdos para as redes sociais, o que deve aumentar a quantidade de jovens que sairão de casa. O cenário abrange jovens de 13 a 17 anos.
‘’Novamente, haverá pessoas ganhando dinheiro com personagens que elas vão criar dentro de redes sociais para fazerem dinheiro. Ao mesmo tempo, é como se fosse ter um déficit muito grande de jovens nas escolas. Jovens largando a escola para se entregar a esse mundo de fazer dinheiro pela rede, o que vai gerar um déficit muito grande na educação do país para o ano que vem. Muitos jovens vão independenciar: largar casa, família, ter sua própria casa, sua própria renda.’’
O momento também será de aumento no consumo de álcool e outras drogas, prevê o babalorixá. Já Awo Ifá Pedro Henrique vê o ano como um momento de renovação individual: “As pessoas serão motivadas a abandonar padrões antigos e abraçar mudanças, mesmo que estas pareçam tempestuosas”, explicou.
No cenário global, Awo Ifá Pedro Henrique afirmou que “a justiça social estará em evidência em todos os continentes, e verdades ocultas poderão ser reveladas”. Ele também prevê avanços na área da saúde, com novos tratamentos, medicamentos e tecnologias surgindo ao longo do ano.
Política local
No aspecto político, há uma ênfase para as gestões municipais, que elegem e reelegem novos representantes a partir do dia 1º de janeiro.
Gilmar Hughes destacou que as gestões locais em 2025 estarão voltadas para assistência social e inclusão. Rodrigo Neves, em Niterói, contará com um governo focado na participação feminina. É nesse aspecto que o prefeito irá diferenciar seu mandato.
Ele mantém a estabilidade política dele, mas também tem grandes chances de brigar pelo Estado e pode ser que ele renegue. Possa ser que ele renegue o pedido para se manter na prefeitura de Niterói. E vai ser um governo regido por mulheres, a maioria das suas pastas será feminina. O governo de Rodrigo Neves é muito tranquilo quanto às suas ações
Segundo o babalorixá, a presença de Isabel Swan na cadeira de vice-prefeita traz ao governo uma sensibilidade feminina, que deve se expressar na criação de políticas públicas voltadas para este aspecto.
Em contraponto, o futuro prefeito vai enfrentar um desequilíbrio interno com os pares que já estavam e que serão ‘’postos de lado’’.
‘’É como se ele fosse obrigado a terminar algumas alianças para recomeçar outras, para manter a ascensão do município’’.
São Gonçalo
Em São Gonçalo, haverá uma ascensão do prefeito Capitão Nelson e sua família no que diz respeito à política estadual e nacional. ‘’É como se ele estivesse buscando alianças fora bem grandes para conseguir fazer uma campanha macro’’, analisa o babalorixá Gilmar.
O especialista também afirma que o prefeito precisa cuidar de questões de saúde.
Maricá
Em Maricá, a atenção precisa estar voltada a questões envolvendo familiares de políticos.
‘’Mais uma vez, uma grande ascensão e um grande prolema pode ocorrer em meados do ano de 2025’, afirmou.
Itaboraí
Em Itaboraí, o babalorixá afirma que a prefeitura se voltará para os vulneráveis, buscando consolidar sua liderança no cenário estadual.
“Vamos começar a ver uma política assistencialista. Os políticos vão se levantar bastante e vão começar a guerrear para tentar fazer tentar chegar num cenário estadual e nacional’’.
Rio de Janeiro
Já Eduardo Paes, no Rio de Janeiro, enfrentará tensões internas com setores conservadores, mas continuará buscando atender públicos diversos.
‘’Ele faz um governo muito segmentado. Ele subdivide o governo dele, sabe como tratar o pessoal da Zona Sul, sabe como tratar os vulnerabilizados. Ele vai criando suporte, subsecretaria, superintendências para que cada um se sinta contemplado e isso mantém ele num patamar legal. Só que ele vai ter muita confusão justamente com essa bancada, principalmente de evangélicos, que vão cair em cima por essas questões’’.
Cotidiano
Em 2024, acidentes de trânsito, causados pelos mais diversos motivos, foram frequentes nas ruas, especialmente em Niterói. No próximo ano, o cenário não é muito diferente, mas abrange outros problemas que devem prevalecer.
‘’Será um ano de muita briga por amor, de muita violência doméstica, feminicídio, de brigas internas, familiar. Há a questão das crianças, dos jovens saindo de casa e famílias indo atrás, indo em delegacia, procurando e depois descobrindo que o jovem saiu porque quis.’’
Cores
Para driblar as adversidades, as aliadas em festas de fim de ano são as cores, famosas por atraírem aquilo que se deseja por meio de vibrações emitidas. Segundo o babalorixá, as cores do próximo ano são: laranja, vermelho e coral. Abaixo, confira o significado das cores na cultura iorubá.
Verde: Esperança, cura
Azul: Tranquilidade e prosperidade
Amarelo: Renovação
Roxo: Saúde, a busca da saúde
Marrom: Trabalho, emprego
Vermelho: Libido, sexo
Rosa: O desejo de ser amado
Laranja: Desejo de amar
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!