Skip to content

Brasil & Mundo

Eduardo Bolsonaro falta a interrogatório no STF sobre tarifaço dos EUA

Redação | Publicado em: - Atualizado 1 mês atrás

Eduardo Bolsonaro falta a interrogatório no STF em caso sobre tarifaço dos EUA
Investigação apura atuação do ex-deputado em medidas contra exportações brasileiras - Foto: Divulgação / Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações / Leonardo Marques

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro não compareceu nesta terça-feira (14) ao interrogatório marcado no Supremo Tribunal Federal (STF), no processo em que é réu por suposta atuação ligada ao chamado tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil.

A audiência, prevista para ocorrer por videoconferência sob comando do ministro Alexandre de Moraes, chegou a ser aberta, mas o ex-parlamentar não entrou na sala virtual no horário previsto.

Segundo a Corte, por ser réu na ação penal, Eduardo não tem obrigação legal de prestar depoimento, ainda que tenha sido convocado para o ato. Mesmo assim, a ausência foi registrada no andamento do processo.

A ação foi aberta após denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou uma suposta atuação de Eduardo junto ao governo dos Estados Unidos para medidas que atingiriam exportações brasileiras, além de tentativas de suspensão de vistos de autoridades do governo federal e de ministros do STF. Ele responde por coação no curso do processo.

O Supremo aceitou a denúncia em novembro do ano passado, por unanimidade, transformando o caso em ação penal.

De acordo com a investigação, o ex-deputado está nos Estados Unidos desde o ano passado. Nesse período, ele perdeu o mandato na Câmara dos Deputados após sucessivas ausências nas sessões.

Antes de marcar o interrogatório, Moraes determinou que Eduardo fosse notificado por edital, já que não foi localizado e não indicou advogado particular no processo.

Diante da situação, o ministro decidiu que a defesa do réu será feita pela Defensoria Pública da União (DPU), que passa a atuar no caso.

O processo segue em andamento no Supremo, sem data definida para os próximos desdobramentos.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

GNV ficará mais barato no Rio após acordo entre governo, Petrobras e concessionária
Rio

Rio fecha acordo com Petrobras e concessionária para reduzir preço do GNV em 6,5%

Brasil leva dois ouros na Copa do Mundo de canoagem e paracanoagem
Esportes

Brasil conquista duas medalhas de ouro na Copa do Mundo de canoagem e paracanoagem

Castro nega irregularidades e diz que investigação da PF tem “algo estranho”
Política

Castro nega irregularidades e diz que investigação da PF tem ‘algo estranho‘

Maricá inaugura espaço dedicado ao samba
Entretenimento

Maricá ganha espaço cultural em homenagem ao samba e a ícones da música brasileira