Democracia
Eleitores argentinos vão às urnas para renovar Congresso
Resultado influenciará últimos anos do mandato de Milei

Os argentinos começaram a votar neste domingo (26) nas eleições legislativas que irão definir 127 cadeiras da Câmara dos Deputados e 24 do Senado. Os centros eleitorais abriram às 8h, recebendo cerca de 35 milhões de eleitores em todo o país. A votação seguirá até as 18h, horário local, nas 24 províncias da Argentina.
O pleito assume papel central na avaliação das políticas de austeridade implementadas pelo presidente Javier Milei, que exerce o poder desde o início de seu mandato. Analistas locais apontam que o resultado servirá como um termômetro da popularidade do governo e influenciará diretamente a atuação do Executivo nos próximos dois anos.
A disputa mais acirrada ocorre na província de Buenos Aires, onde está concentrada grande parte das cadeiras em jogo. Metade dos assentos da Câmara e um terço do Senado são renovados neste ciclo, potencialmente alterando a composição do Congresso e a capacidade do presidente de aprovar sua agenda legislativa.
O país espera a divulgação dos primeiros resultados a partir das 23h (horário local), com ampla cobertura da imprensa e projeções sobre a distribuição das cadeiras entre os partidos.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




