Surto

Em Madri, sauna é interditada por suspeita de varíola dos macacos

Local suspendeu temporariamente suas atividades

Imagem mostra espaço interior da Sauna Paraíso, em Madri
Imagem mostra espaço interior da Sauna Paraíso, em Madri |  Foto: Redes Sociais
 

Na última sexta-feira, uma sauna em Madri foi interditada pelas autoridades sanitárias como medida de precaução, após suspeita de casos de varíola dos macacos entre seus frequentadores. A Espanha é um dos países da Europa com maior número de casos desta infecção, segundo balanço divulgado no último sábado (21), já são 30 o número de infectados.

Em nota, a sauna afirmou que permanecerá fechada "por precaução" e pediu que seus frequentadores tenham a responsabilidade individual de evitar qualquer transmissão.

Além dos 30 já identificados na Europa, outros 18 casos suspeitos estão sob investigação na Espanha, sendo 15 na região de Madri, dois nas Ilhas Canárias e um na Andaluzia, segundo as autoridades de saúde.

A Saúde na Espanha é de responsabilidade das regiões autônomas, motivo pelo qual o balanço global não é imediato.

Surto na Europa

Mais de 100 casos da infecção viral, mais comum na África Ocidental e Central, já foram relatados na Europa. Ela consistem em uma infecção geralmente leve, com sintomas que incluem febre, dores de cabeça e uma erupção cutânea bem específica.

Vinte casos já foram detectados na Grã-Bretanha, e as autoridades estão oferecendo vacina contra a varíola a profissionais de saúde e outros que possam ter sido expostos. Segundo a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido, uma proporção notável de casos recentes na Grã-Bretanha e na Europa foi encontrada em homens gays e bissexuais.

< Serviços de bordo são liberados em voos domésticos Linn e Maria curtem noite juntas em São Paulo em clima de romance <