Novo modelo

Enel explica sobre mudanças na conta de luz; tire suas dúvidas

Entenda o que é TE e TUSD

Conta de luz agora conta com duas informações novas
Conta de luz agora conta com duas informações novas |  Foto: Arquivo/Vitor Soares
 

O modelo da conta de luz da Enel Distribuição Rio mudou. E, agora, conta com duas informações novas: Tarifa de Energia (TE) e a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD).

Apesar de reclamações de clientes sobre faturas altas, segundo a concessionária, o cliente não está pagando nada a mais. E tudo isso faz parte dos custos que compõem a tarifa de energia, mas de forma separada.

Tarifa é o valor financeiro estabelecido pela Aneel, fixado em reais para cada unidade consumidora que possui energia elétrica ativa. Ou seja, é o preço pago pela energia consumida. Ela é divulgada mensalmente nas contas de energia, no campo "descrição do faturamento". Agora ela é separada em:

Tarifa de Energia – TE: que é o valor da energia consumida em casa mensalmente em R$/kWh;

Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição - TUSD: que é o valor em R$/kWh referente ao uso do sistema de transmissão e distribuição de energia elétrica. Essa tarifa cobre os custos com os fios, os postes, transformadores e outros equipamentos utilizados para levar a energia.

A Enel explica que a ideia de mostrar as tarifas separadas serve apenas para esclarecer ainda mais os valores que fazem parte da conta de energia dos seus clientes.

"Os valores de TUSD e TE que aparecem nas faturas agora são apenas demonstrativos e não significam que você está pagando duas vezes, nem que você está pagando mais caro. São os mesmos valores que você já pagava mensalmente, mas mostrados de forma separada", disse em comunicado.

< Defesa de Jairinho promete 'reviravolta' no processo Advogados de Jairinho e Leniel discutem em audiência <