Saúde

Entenda o que é adenocarcinoma, câncer de Preta Gil e Simony

Doença é a terceira com mais incidência na população

Cantora irá iniciar o tratamento na próxima semana
Cantora irá iniciar o tratamento na próxima semana |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
  

A cantora Preta Gil anunciou nesta terça-feira (10) que foi diagnosticada com câncer e que irá iniciar o tratamento já na próxima semana. Em um comunicado, ela disse que tem um adenocarcinoma na porção final do intestino. A artista está internada desde o dia 5 de janeiro, depois que sentiu um desconforto. 

O adenocarcinoma é um tumor maligno que pode atingir vários segmentos do trato digestivo, incluindo o intestino grosso (cólon). Além de Preta Gil, a doença afetou a cantora Simony, que está em tratamento. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de intestino, também conhecido como colorretal, é o terceiro com maior incidência no Brasil. São, aproximadamente, 40 mil novos casos diagnosticados por ano, entre homens e mulheres. Desse total, cerca de 30% ocorrem devido a fatores comportamentais, como má alimentação, tabagismo e inatividade física. 

A doença é tratável e, na maioria dos casos, curável, quando detectado precocemente, e ainda não se espalhou para outros órgãos. 

Prevenção

Ainda segundo o Inca, quase 30% de todos os cânceres colorretais podem ser evitados com alimentação saudável, prática de atividades físicas e abandono de bebidas alcoólicas. Essas ações preventivas são importantes para redução de casos e mortes, para a manutenção da produtividade laboral e para a redução dos gastos públicos com o tratamento do câncer de intestino.

Diagnóstico

Ainda no estágio inicial, o câncer de intestino não costuma causar sintomas. A maneira mais eficaz de  para identificar a doença precocemente é através do exame de colonoscopia. Também pode ser comprovado por exames de sangue e ultrassom, radiografia, e ressonância magnética.

Os sintomas geralmente são dores ou desconforto abdominal, alteração do hábito intestinal (sangramento ou alteração no formato das fezes, sensação de evacuação incompleta), dor anal, emagrecimento sem causa (sem dieta ou atividade física), anemia, fraqueza.

Tratamento

O tratamento curativo é a cirurgia para retirada do tumor. No entanto, dependendo do resultado e tamanho do tumor, o paciente pode precisar realizar quimioterapia por três a seis meses. 

< Lula sanciona lei que equipara crime de injúria racial ao racismo Ex-coelhinha da Playboy é condenada por matar psiquiatra de 71 anos <