Obrigatório
Farmácia Popular: termina nesta quinta (31) o prazo de renovação
O credenciamento estava suspenso desde 2018

Farmácias e drogarias que fazem parte do Programa Farmácia Popular têm até esta quinta-feira (31) para renovar o credenciamento e continuar oferecendo medicamentos e insumos pelo sistema. A medida é obrigatória, segundo o Ministério da Saúde.
A renovação é feita por meio do sistema da Caixa Econômica Federal, sem cobrança de taxa. Para realizar o processo, os estabelecimentos devem acessar o site do Ministério da Saúde e seguir as orientações sobre a documentação necessária.
O Ministério da Saúde informou que retomou a exigência da renovação em abril deste ano como parte do reforço nas ações de monitoramento do programa. “A medida foi retomada em abril de 2025, reforçando as ações de monitoramento em curso do Farmácia Popular para evitar irregularidades e garantir o pleno acesso do serviço à população”, diz a nota.
O credenciamento estava suspenso desde 2018. Agora, a atualização dos dados é exigida para manter os estabelecimentos aptos a continuar no programa.
O Farmácia Popular oferece atualmente 41 itens gratuitos, como remédios para diabetes, pressão alta, asma, osteoporose e dislipidemia. Também estão disponíveis anticoncepcionais, fraldas geriátricas e absorventes higiênicos.
Segundo o ministério, “o Farmácia Popular tem sido um importante aliado do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para o tratamento contínuo de doenças crônicas e a redução da demanda por atendimentos de urgência. A manutenção de uma rede ativa e regularizada de farmácias credenciadas é fundamental para garantir o sucesso do programa”.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!