Inquérito

Flávio Bolsonaro na mira do MP sobre caso de 'rachadinha'

Defesa diz que não teve acesso aos supostos embargos

No último dia 2, o Ministério Público entrou com novo recurso para tocar o inquérito civil, no caso das 'rachadinhas'
No último dia 2, o Ministério Público entrou com novo recurso para tocar o inquérito civil, no caso das 'rachadinhas' |  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
 

A negação da Justiça do Rio sobre as quebras dos sigilos bancário e fiscal do senador Flávio Bolsonaro (PL), do ex-assessor dele Fabrício Queiroz e mais 34 pessoas e três empresas pode ser revertida pelo Ministério Público do Rio.

Em setembro do ano passado, o órgão pediu à Justiça a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos acusados. Só que foi negado em primeira instância. Flávio também é o principal alvo de um inquérito que apura a suspeita de improbidade administrativa.

A juíza Neusa Alvarenga destacou que "a quebra de sigilo não é essencial para a propositura da ação de improbidade". 

O MP recorreu, mas o pedido foi negado pela desembargadora Isabela Pessanha Chagas, relatora do caso no TJ. A decisão foi mantida, no mês passado, pela 24ª Câmara Cível.

No último dia 2, o Ministério Público entrou com novo recurso para tocar o inquérito civil, no caso das 'rachadinhas'. A informação foi antecipada pela GloboNews.

A defesa disse à reportagem que em relação ao recurso na esfera criminal, "não teve acesso ainda aos supostos embargos de declarações mencionados na matéria".

E acrescentou que "mais uma vez o Ministério Público ignora o sigilo imposto ao caso e fornece informações de processo sigiloso, constando inclusive teor de petição e nota sobre o tema".

Procurado, o MPRJ por intermédio da Procuradoria-Geral de Justiça, confirmou à reportagem ter ingressado com recurso de embargos de declaração, nesta quarta-feira (8), perante o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

"O recurso tem por objetivo esclarecer eventuais omissões e contradições na decisão proferida no dia 16 de maio pelo Órgão, que rejeitou a denúncia ajuizada no ‘caso das rachadinhas’ contra o senador Flávio Bolsonaro, após a anulação de provas no STJ e STF. O MPRJ havia requerido a extinção do processo, mas o Tribunal optou por rejeitar a denúncia, o que pode gerar questionamentos. O recurso tem por finalidade sanar omissões, obscuridades e contradições que possam eventualmente prejudicar o reinício das investigações", esclarece.

Além do recurso na área criminal, o MP, esclarece que por meio da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Assuntos Cíveis e Institucionais (Sub-Cível/MPRJ) e Assessoria de Recursos Constitucionais Cíveis (ARC Cível/MPRJ), interpôs, no último dia 3, "recurso de embargos de declaração para que sejam esclarecidas obscuridades e dúvidas na decisão da 24ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que negou as quebras dos sigilos bancário e fiscal do senador Flávio Bolsonaro, do ex-assessor dele Fabrício Queiroz e mais 34 pessoas e três empresas."

Já o Tribunal de Justiça do Rio, quando procurado, informou que o processo tramita em segredo de justiça e, por isso, não é possível ter acesso às informações.

< Comunidades das zonas Sul, Norte e Oeste são alvos da PM Dez caminhões de lixo são retirados de imóvel de acumuladora no Rio <