Brasil & Mundo
Gás aumenta mais uma vez
A Petrobras decidiu aumentar em 6,9% o preço do gás de cozinha (botijões de 13 kg). O aumento entrou em vigor nesta terça-feira (26). O ajuste anunciado foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos. A estatal estima que se a elevação for repassada integralmente ao consumidor, o preço do botijão de gás subirá, em média, R$ 1,55, caso sejam mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.
Para definir o reajuste, a Petrobras considerou o mercado ao longo do mês de agosto, que permaneceu pressionado por baixos estoques e pela proximidade do inverno no hemisfério Norte, que aumenta a demanda pelo produto. O reajuste segue a variação de preços do mercado internacional registrada em agosto.
O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) informou, em nota, que o reajuste vai oscilar entre 6,4% e 7,4%, de acordo com o polo de suprimento. A entidade afirma que a correção aplicada não repassa integralmente a variação de preços do mercado internacional.
“Com isso, o Sindigás calcula que o preço do produto destinado a embalagens até 13 quilos ficará 15% abaixo da paridade de importação, o que inibe investimentos privados em infraestrutura no setor de abastecimento”, diz a nota.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!