Segurança
Governo anuncia medida para bloqueio rápido de celulares roubados
Plano abrange, também, furtos e deve ser lançado na terça
Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, revelou o lançamento de uma medida destinada a acelerar o bloqueio de celulares roubados ou furtados. O governo busca combater o aumento desses crimes, dificultando a utilização dos dispositivos após a ocorrência.
O aplicativo, chamado de 'Celular Seguro', conforme mencionado pelo próprio secretário, tem previsão de lançamento para a terça-feira (19). Na semana anterior, Cappelli se reuniu com representantes de operadoras de telefonia para discutir a implementação da iniciativa.
Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a ANATEL, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos.
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) December 16, 2023
O Ministério da Justiça vinha coordenando esforços com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e operadoras de telefonia. A proposta envolve que os proprietários dos aparelhos cadastrem contatos de confiança e, em caso de roubo ou furto, realizem o bloqueio do dispositivo e suas funcionalidades.
Mas cabe ressaltar que o serviço não substituirá a comunicação direta do usuário com as autoridades policiais, operadoras de telefonia e instituições financeiras em situações de roubo ou furto.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!