Segurança

Governo anuncia medida para bloqueio rápido de celulares roubados

Plano abrange, também, furtos e deve ser lançado na terça

Cappelli se reuniu com representantes de operadoras de telefonia para discutir a implementação
Cappelli se reuniu com representantes de operadoras de telefonia para discutir a implementação |  Foto: Divulgação
 

Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, revelou o lançamento de uma medida destinada a acelerar o bloqueio de celulares roubados ou furtados. O governo busca combater o aumento desses crimes, dificultando a utilização dos dispositivos após a ocorrência.

O aplicativo, chamado de 'Celular Seguro', conforme mencionado pelo próprio secretário, tem previsão de lançamento para a terça-feira (19). Na semana anterior, Cappelli se reuniu com representantes de operadoras de telefonia para discutir a implementação da iniciativa.

O Ministério da Justiça vinha coordenando esforços com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e operadoras de telefonia. A proposta envolve que os proprietários dos aparelhos cadastrem contatos de confiança e, em caso de roubo ou furto, realizem o bloqueio do dispositivo e suas funcionalidades.

Mas cabe ressaltar que o serviço não substituirá a comunicação direta do usuário com as autoridades policiais, operadoras de telefonia e instituições financeiras em situações de roubo ou furto.

< PM de Niterói é preso, e arma roubada de sargento, recuperada A Fazenda: última semana começa com formação de Roça <