Guerra

Itamaraty confirma morte de brasileiro em combate na Ucrânia

André Luis Bahi faleceu no último final de semana

André morreu em combate na região de Donbas.
André morreu em combate na região de Donbas. |  Foto: Reprodução
 

O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta quinta-feira (9) a morte do brasileiro André Luis Hack Bahi, de 44 anos, em decorrência de conflito em solo ucraniano. A irmã da vítima esperava ansiosamente sobre notícias de seu paradeiro. A informação veio através da Embaixada do Brasil em Kiev.

De acordo com familiares, André morreu no último sábado (4) em um combate na região de Donbas. O corpo do brasileiro deve ser cremado e as cinzas espalhadas em Quixadá, no Ceará, onde o homem morava antes de ir para a guerra.

Bahi faria parte da Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia. Ele foi para a Europa em fevereiro. O brasileiro tem sete filhos, passou pelo Exército por um ano e trabalhou como socorrista em Porto Alegre, de onde é natural, e em Quixadá. 

Segundo um amigo de André Luis, o homem informou que o brasileiro teria socorrido duas pessoas antes de ir em direção ao fogo cruzado em uma área bombardeada. Depois do salvamento, ele não foi mais visto.

O Itamaraty ainda informou que mantém contato com a família de André com o objetivo de prestar a assistência cabível. O órgão ainda desaconselhou a ida dos brasileiros para a Ucrânia enquanto não houver condições de segurança no país.

< Caso Gabriel Monteiro tem novos depoimentos de testemunhas 'Pensava em ficar vivo', diz motorista após explosão em banco <