Final feliz

Justiça solicita e capivara Filó é devolvida para influenciador

Momento foi registrado por deputada em live no Instagram

Capivara Filó é devolvida ao influenciador Agenor Tupinambá
Capivara Filó é devolvida ao influenciador Agenor Tupinambá |  Foto: Reprodução/Instagram
  

Após muita polêmica, denúncias e protestos, a capivara Filó está de volta ao seu habitat natural e já foi flagrada nos braços do seu dono, Agenor Tupinambá. No último sábado (29), a Justiça determinou que o animal, que havia sido entregue ao Ibama, volte a morar com o influenciador. O momento foi registrado pela deputada estadual Joana Darc, em live no Instagram.

A decisão foi tomada pelo juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante, que alegou que Filó poderia voltar para seu lar desde que ela fosse transportada em meios seguros e que tenha acompanhamento de um veterinário e/ou biólogo.

Leia +: 'Pai' de capivara viral no TikTok é multado pelo Ibama

Leia +: Influenciador entrega Capivara Filó para o Ibama

O influenciador ficará responsável por informar regularmente o juízo sobre a saúde do animal e garantir o livre acesso dos órgãos ambientais para fiscalizar a capivara.

Neste domingo (30), ocorreu uma manifestação em frente à sede do Ibama em Manaus, onde os manifestantes exigiram a libertação imediata do animal que estava sob custódia do órgão ambiental.

A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) e sua equipe invadiram a área onde a capivara estava detida e descobriram que ela estava presa em uma jaula. A política tentou abrir a porta com a chave que encontrou, mas foi impedida pela polícia. Mas depois de muita insistência e luta, Filó foi resgatada.

“A Filó já está com a gente, já está no carro. Vamos levar ela imediatamente pro avião. Infelizmente, a gente teve a dificuldade, mas conseguiu resolver depois de 4 horas, o que é uma vergonha. A sentença era de cumprimento imediato, mas isso não foi feito”, exclamou a deputada.

Após muita pressão o Ibama informou em nota que a capivara vai ficar com Agenor até sua soltura em uma unidade de conservação previamente selecionada, que abriga outros indivíduos da espécie.

Relembre o caso

Em fevereiro deste ano, a capivara Filó, criada pelo influenciador Agenor Tupinambá, ganhou destaque na mídia após o fazendeiro viralizar nas redes sociais mostrando sua rotina com ela e outros animais silvestres.

Porém, dois meses depois, Tupinambá foi multado pelo Ibama em mais de R$ 17 mil e denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. Na ocasião, ele foi denunciado pelo órgão por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. O influenciador também foi notificado a retirar todas as publicações feitas com os animais de seus perfis nas plataformas digitais.

Após a multa, o tiktoker recebeu apoio de seguidore e até políticos, incluindo a deputada Joana Darc, que mobilizou as redes sociais sobre o assunto. Em resposta à repercussão do caso, o Ibama afirmou na quarta-feira (19) que "animal silvestre não é pet".

Logo Enfoco

Enfoco

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Briga entre torcidas deixa homem baleado na RJ-104, em São Gonçalo Namorada de Neymar, Bruna Biancardi mostra barriguinha <