Tragédia
Lula manifesta solidariedade às vítimas de tornado no Paraná
Tempestade deixou seis mortos e causou 90% de destruição

O governo federal acionou, nesta sexta-feira (7), uma força-tarefa para o centro-sul do Paraná após a passagem de um tornado que deixou seis mortos e provocou destruição em municípios da região. A Presidência determinou o envio de equipes para apoio emergencial e início dos procedimentos de reconstrução das áreas atingidas.
A orientação partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que publicou mensagem em suas redes sociais expressando solidariedade às famílias das vítimas de Rio Bonito do Iguaçu e de Guarapuava. Na manifestação, Lula afirmou que o governo acompanha a situação e destacou que profissionais especializados já estão mobilizados.
“Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas”, diz mensagem publicada nos perfis oficiais de Lula nas redes sociais.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a tempestade foi classificada como tornado de categoria F3. Os ventos chegaram a 250 km/h em Rio Bonito do Iguaçu, onde 90% da área urbana registrou algum tipo de dano, segundo levantamento da Defesa Civil.
O município, com cerca de 14 mil habitantes, fica a 400 quilômetros de Curitiba. Além dos seis mortos, o Governo do Estado, informou que pelo menos 750 pessoas ficaram feridas e passaram por atendimento médico até o início da tarde deste sábado.
A comitiva enviada pelo Planalto é liderada pela ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e pelo ministro interino da Saúde, Adriano Massuda. Técnicos da Defesa Civil Nacional e equipes da Força Nacional do SUS também seguem para o Paraná para apoiar o atendimento emergencial e as ações de resgate e assistência.
Nas redes sociais, Hoffmann afirmou que a prioridade é integrar esforços entre União, estado e municípios. “A missão é levar apoio às vítimas, com socorro e ajuda humanitária, além de iniciar os procedimentos para reconstrução das áreas atingidas”, escreveu.
Estado de emergência
O governador Ratinho Junior decretou estado de emergência para agilizar o envio de recursos e a instalação de alojamentos. Segundo ele, muitos moradores de Rio Bonito do Iguaçu perderam completamente suas casas após o tornado.
“Praticamente as pessoas não têm onde dormir hoje. Estamos preparando alojamentos desde ontem à noite”, disse o governador.
As equipes federais devem permanecer na região pelos próximos dias para avaliar os danos e definir novas ações de apoio e recuperação da infraestrutura.
Vítimas identificadas
O Governo do Paraná confirmou, na tarde deste sábado (8), a identidade das seis pessoas que morreram durante a passagem do tornado de categoria EF3 na sexta-feira (7):
- José Neri Geremias, 53 anos — Guarapuava
- Julia Kwapis, 14 anos — Rio Bonito do Iguaçu
- Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos — Rio Bonito do Iguaçu
- Claudino Paulino Risse, 57 anos — Rio Bonito do Iguaçu
- Adriane Maria de Moura, 47 anos — Rio Bonito do Iguaçu
- José Gieteski, 83 anos — Rio Bonito do Iguaçu
O governo do estado decretou luto oficial de três dias em homenagem às vítimas.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




