Logo Enfoco


    Decisão

    Mais de 5,3 milhões de eleitores terão o título cancelado

    Segundo o TSE, ainda é possível tentar reverter medida

    Publicado 20/05/2025 às 12:18 | Autor: Agência Brasil
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Prazo para regularizar a situação do título se encerrou nesta segunda (19)
    Prazo para regularizar a situação do título se encerrou nesta segunda (19) |  Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta terça-feira (20) que mais de 5,3 milhões de eleitores podem ter seus títulos cancelados por ausência nas três últimas eleições sem justificativa ou pagamento das multas correspondentes.

    O prazo para regularização terminou na segunda-feira (19). No entanto, ainda é possível tentar reverter o cancelamento. Os eleitores nessa situação devem procurar um cartório eleitoral ou acessar a plataforma de autoatendimento online até o dia 29 de maio para solicitar a regularização.

    A decisão final sobre o cancelamento caberá ao juiz eleitoral responsável, que avaliará a documentação apresentada por cada eleitor.

    O TSE esclareceu que não haverá notificação individual sobre o cancelamento. Para saber a situação do título, é necessário consultar o site oficial do Tribunal.

    A Justiça Eleitoral reforça que o pagamento de eventuais multas é obrigatório, mas não suficiente. Além de quitar os débitos, é necessário solicitar a regularização formalmente.

    A partir de 30 de maio, quem não tiver tomado nenhuma providência terá o título de eleitor cancelado, ficando impedido de votar, ser candidato ou exercer outros direitos ligados à cidadania eleitoral.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo

    Relacionados em Brasil & Mundo