Crise

Meta: mais 6 mil funcionários são demitidos pela empresa

Trabalhadores no Brasil foram afetados pela dispensa em massa

Empresa entrou na terceira onda de demissão global
Empresa entrou na terceira onda de demissão global |  Foto: Reprodução/Facebook

A empresa Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, está enfrentando a terceira onda de demissão global, e esta nova leva começou nesta quarta-feira (24) e atingiu operadores do Brasil. O corte já havia sido anunciado pelo diretor-presidente da Meta, Mark Zuckerberg, no início do ano, quando afirmou que 10 mil pessoas seriam dispensadas, atingindo no total 21 mil desligamentos.

Leia+: Dona do Facebook irá demitir 10 mil funcionários

Leia+: Amazon e Meta demitem quase 20 mil em nova rodada de cortes

A empresa ainda não emitiu um comunicado oficial sobre as recentes demissões, mas ex-funcionários de várias partes do mundo recorreram às redes sociais para informar que um processo de redução de pessoal está ocorrendo. Segundo um áudio obtido pelo site norte-americano “Vox”, Nick Clegg, responsável pelos assuntos globais da Meta, afirmou que uma nova onda de demissões seria realizada durante esta semana.

Logo após a primeira onda em novembro e a segunda em janeiro, a expectativa é que quase 6 mil funcionários sejam demitidos nesta nova rodada no mundo todo, o que faz parte do corte de 10 mil pessoas e do fechamento de 5 mil vagas em 2023. O ajuste é parte do “ano de eficiência” como foi chamado pelo diretor-presidente da Meta.

Em novembro do ano passado, a empresa anunciou 11 mil cortes, cerca de 13% da força de trabalho naquela época. Vale ressaltar que a Meta foi a primeira das cinco gigantes empresas de tecnologia a anunciar uma demissão em massa. A crise econômica global já estava afetando as startups e outras empresas de tecnologia desde o começo do ano passado. As outras “Big Techs" são Alphabet, Amazon, Microsoft e Apple.

Segundo o jornal “Valor Econômico”, a onda de cortes afeta cargos de grande escalão e que não são relacionados com equipes de tecnologia, no entanto, no Brasil e em outros países da América Latina, as equipes de comunicação sofreram mais danos.

Em março, quando o anúncio das demissões saiu, as palavras do CEO foram claras. “A Meta está construindo o futuro da conexão humana e hoje quero compartilhar algumas atualizações sobre nosso Ano de Eficiência que nos ajudarão a fazer isso. Os objetivos deste trabalho são: (1) nos tornar uma empresa de tecnologia melhor e (2) melhorar nosso desempenho financeiro em um ambiente difícil para que possamos executar nossa visão de longo prazo”. 

< Buteco do David Brazil contrata funcionários em Niterói; confira Pedro Sampaio mostra remix para Alcione; confira reação da cantora <