Longevidade
Morre a mulher mais velha do mundo aos 117 anos
Maria Morera vivia na Catalunha em uma casa de idosos
Maria Branyas Morera, considerada a pessoa mais velha do mundo pelo Grupo de Investigação em Gerontologia, faleceu aos 117 anos. A notícia foi confirmada por sua família em uma publicação em catalão, nesta terça-feira (20), na conta de Branyas na rede social X, na qual escreveram: "Maria Branyas deixou-nos. Partiu como queria: a dormir, em paz e sem dor". Não há menção, no entanto, ao dia que a mulher morreu.
Nascida em São Francisco, em 4 de março de 1907, Maria se tornou a pessoa mais velha do mundo após a morte da freira francesa Lucile Randon, no ano passado. Durante sua longa vida, Branyas viveu em Nova Orleans, nos Estados Unidos, antes de retornar à Espanha com sua família quando ainda era pequena. Ela costumava lembrar com detalhes da travessia do Oceano Atlântico durante a Primeira Guerra Mundial.
La Maria Branyas ens ha deixat. Ha mort com ella volia: mentre dormia, tranquil·la i sense dolor.
— Super Àvia Catalana (@MariaBranyas112) August 20, 2024
Fa uns dies ens deia:
“Un dia me n'aniré d'aquí. No tornaré a provar cafè, ni a menjar iogurt, ni a acaronar a la Fada..., deixaré també els meus records, les meves reflexions... 👇
Nos últimos anos, Branyas viveu em um lar na cidade catalã de Olot. Mesmo aos 113 anos, ela superou a infecção pela covid-19 durante a pandemia, evitando os sintomas graves que afetaram muitos idosos na Espanha.
Conhecida como "Super Àvia Catalana" (Super avó catalã) nas redes sociais, Branyas manteve uma atitude positiva até seus últimos dias. Antes de sua morte, ela deixou uma mensagem de despedida: "Não sei quando, mas muito em breve, esta longa viagem chegará ao fim. A morte encontrar-me-á desgastada por ter vivido tanto, mas quero enfrentá-la com um sorriso, sentindo-me livre e satisfeita".
Novo recorde
Com o falecimento de Branyas, a japonesa Tomiko Itooka, de 116 anos, é agora a pessoa mais velha do mundo, de acordo com o Guinness Book.
Tomiko Itooka becomes the oldest living person at age 116. pic.twitter.com/ER2rwobk0K
— ig: wigsandtea (@wigsandtea_) August 20, 2024
Jeanne Louise Calment, que viveu até os 122 anos e 164 dias, permanece como a pessoa mais longeva já registrada.
Jeanne Louise Calment in her last years of life (from 111 to 122 years old). Born in 1875 and died in 1997, she was the oldest person ever whose age has been verified. pic.twitter.com/gqABadCRFJ
— Cosmic Curiosities (@TheCosmicCurios) August 17, 2024
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!