Logo Enfoco


    Longevidade

    Morre a mulher mais velha do mundo aos 117 anos

    Maria Morera vivia na Catalunha em uma casa de idosos

    Publicado 20/08/2024 às 18:59 | Autor: André Silva
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Maria superou a infecção da covid-19 durante a pandemia
    Maria superou a infecção da covid-19 durante a pandemia |  Foto: Reprodução / Redes Sociais

    Maria Branyas Morera, considerada a pessoa mais velha do mundo pelo Grupo de Investigação em Gerontologia, faleceu aos 117 anos. A notícia foi confirmada por sua família em uma publicação em catalão, nesta terça-feira (20), na conta de Branyas na rede social X, na qual escreveram: "Maria Branyas deixou-nos. Partiu como queria: a dormir, em paz e sem dor". Não há menção, no entanto, ao dia que a mulher morreu. 

    Nascida em São Francisco, em 4 de março de 1907, Maria se tornou a pessoa mais velha do mundo após a morte da freira francesa Lucile Randon, no ano passado. Durante sua longa vida, Branyas viveu em Nova Orleans, nos Estados Unidos, antes de retornar à Espanha com sua família quando ainda era pequena. Ela costumava lembrar com detalhes da travessia do Oceano Atlântico durante a Primeira Guerra Mundial.

    Nos últimos anos, Branyas viveu em um lar na cidade catalã de Olot. Mesmo aos 113 anos, ela superou a infecção pela covid-19 durante a pandemia, evitando os sintomas graves que afetaram muitos idosos na Espanha.

    Conhecida como "Super Àvia Catalana" (Super avó catalã) nas redes sociais, Branyas manteve uma atitude positiva até seus últimos dias. Antes de sua morte, ela deixou uma mensagem de despedida: "Não sei quando, mas muito em breve, esta longa viagem chegará ao fim. A morte encontrar-me-á desgastada por ter vivido tanto, mas quero enfrentá-la com um sorriso, sentindo-me livre e satisfeita".

    Novo recorde

    Com o falecimento de Branyas, a japonesa Tomiko Itooka, de 116 anos, é agora a pessoa mais velha do mundo, de acordo com o Guinness Book.

    Jeanne Louise Calment, que viveu até os 122 anos e 164 dias, permanece como a pessoa mais longeva já registrada.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Após 30 anos, Federação das Indústrias do Rio tem novo presidente

    Próximo artigo
    >

    Fluminense confirma venda de volante para clube saudita

    Relacionados em Brasil & Mundo