Logo Enfoco


    Luto

    Morre pianista Sérgio Mendes, aos 83 anos; relembre trajetória

    Nascido em Niterói, ele vivia atualmente nos EUA

    Publicado 06/09/2024 às 12:45 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A trajetória do artista é marcada por uma série de sucessos
    A trajetória do artista é marcada por uma série de sucessos |  Foto: Divulgação

    O pianista Sérgio Mendes morreu aos 83 anos, nesta sexta-feira (6). A informação foi confirmada pelo site TMZ. A causa do falecimento ainda não foi revelada.

    Nascido em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, ele era conhecido por sua habilidade única em difundir a bossa nova pelo mundo, e conquistou um lugar especial na história da música com sua banda Brasil '66. 

    A trajetória do artista é marcada por uma série de sucessos que alcançaram grande notoriedade, incluindo 14 músicas que chegaram ao top 100 das paradas dos Estados Unidos.

    Entre seus trabalhos mais icônicos, destaca-se a famosa regravação de “Mas Que Nada”, original de Jorge Ben Jor. A versão de Mendes tornou-se um clássico e é amplamente reconhecida. Outros hits memoráveis incluem “(Sittin' On) the Dock of the Bay”, “The Fool on the Hill” e “Never Gonna Let You Go”.

    Sergio Mendes também foi premiado ao longo de sua carreira. Em 1993, ele conquistou um Grammy Awards de Melhor Álbum de World Music pelo disco “Brasileiro”. Mais tarde, recebeu dois Grammys Latinos: em 2005, com o Prêmio Excelência Musical da Academia Latina de Gravação, e em 2010, com o álbum “Encanto”, que levou o prêmio de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro. Em 2012, Mendes ainda foi indicado ao Oscar com a música “Real in Rio”, do filme de animação “Rio”.

    Morando nos Estados Unidos há mais de 60 anos, especificamente em Los Angeles, Sergio Mendes viveu ao lado de sua esposa, a cantora Gracinha Leporace. Durante sua estada nos EUA, ele fez turnês com grandes nomes do jazz, como Frank Sinatra, e colaborou com lendas do gênero, como Herb Alpert e Cannonball Adderley.

    Em 2006, Mendes trouxe uma nova dimensão ao seu famoso “Mas Que Nada” ao colaborar com o grupo americano Black Eyed Peas, alcançando o 13º lugar nas paradas musicais da Billboard.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Incêndio mata crianças e deixa feridos em escola do Quênia

    Próximo artigo
    >

    Niterói decreta luto pela morte do músico Sérgio Mendes

    Relacionados em Brasil & Mundo