Luto
Morre Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos do mundo
Informação foi confirmada pelo Instituto Terra

Faleceu aos 81 anos o fotógrafo Sebastião Ribeiro Salgado Júnior. Ele era um dos profissionais mais renomados do mundo em sua área de atuação. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Terra, organização não-governamental fundada por ele e sua esposa, Lélia Deluiz Wanick Salgado.
Nascido em Aimorés, Minas Gerais, em 1944, Sebastião Salgado inicialmente seguiu a carreira de economista. No entanto, em 1973, descobriu sua verdadeira paixão: a fotografia.
A partir desse momento, dedicou-se integralmente a registrar, em preto e branco, cenas que revelam a complexidade da vida humana, a força da natureza e as relações de trabalho no mundo.
Ao longo de sua carreira, percorreu mais de 120 países e produziu projetos que se tornaram marcos na história da fotografia, como “Trabalhadores”, “Êxodos” e “Gênesis”. Seu olhar sensível e comprometido deu visibilidade às contradições sociais e ambientais do planeta.
"Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora", diz o texto do Instituto Terra.
Em 2024, Salgado anunciou sua aposentadoria do trabalho de campo, afirmando em entrevista ao jornal The Guardian que seu corpo já sentia os efeitos de décadas enfrentando condições adversas em ambientes hostis e desafiadores.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!