Atualização
Motoristas de Uber agora podem bloquear passageiros
Plataforma visa incentivar comportamento respeitoso

Com a chegada do Carnaval, a Uber agora vai permitir ao motorista bloquear passageiros considerados problemáticos. A opção será disponibilizada gradualmente para todos os condutores do aplicativo, a partir dos próximos dias. O anúncio foi feito na última terça-feira (18).
A plataforma explica que a medida visa "incentivar comportamento respeitoso entre motoristas parceiros e usuários".
A nova funcionalidade adiciona elementos à tela de avaliação dos motoristas, permitindo o bloqueio automático ou opcional de futuros pareamentos, dependendo da nota dada ao passageiro.
Avaliações de 1 estrela: O bloqueio de conexão será automático. Um aviso informará ao motorista que, ao dar essa nota, ele não será mais combinado com aquele passageiro em futuras viagens.
Avaliações de 2 e 3 estrelas: O motorista terá acesso a um botão que ele poderá ativar para impedir novos pareamentos com o passageiro em questão.
Avaliações de 4 e 5 estrelas: Como indicam uma experiência satisfatória ou positiva, não haverá opção de despareamento.

"Essa novidade busca oferecer mais controle aos motoristas sobre suas viagens e reforçar a importância do bom comportamento dos usuários para manter uma boa avaliação no app", diz a Uber.
Os usuários podem encontrar informações sobre as avaliações recebidas na Central de Privacidade, que pode ser acessada em Conta > Configurações > Privacidade > Ver Resumo > Avaliações.
A Uber diz que incentiva que todos os usuários revisem o Código da Comunidade, que estabelece o respeito como base para qualquer interação na plataforma e reforça que comportamentos inapropriados podem levar à desativação da conta.
Nos casos em que usuários sentirem que o tratamento dado pelo parceiro não foi respeitoso, ou vice-versa, a Uber ressalta a importância de reportar esses incidentes para a equipe de suporte disponível 24h por dia, que analisa individualmente caso a caso.
“O sistema de avaliações funciona para os dois lados. Estamos sempre enviando comunicações sobre como os usuários podem melhorar suas avaliações e isso se torna ainda mais crítico no Carnaval. Queremos promover um ambiente respeitoso e seguro para todos e esse novo recurso vem trazer ainda mais controle e transparência para os motoristas parceiros”, destaca Marcelo Brasileiro, gerente de operações de segurança da Uber.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!