Logo Enfoco


    Proeis

    Mais viaturas da PM nas ruas de Niterói para combater alta de furtos

    Parceria promete melhorar segurança na cidade

    Publicado 20/02/2025 às 13:36 | Autor: Sofia Miranda
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Parceria entre a gestão municipal e a Polícia Militar possibilitou entrega de novas viaturas
    Parceria entre a gestão municipal e a Polícia Militar possibilitou entrega de novas viaturas |  Foto: Péricles Cutrim

    Mais viaturas da Polícia Militar estarão nas ruas de Niterói, a partir dos próximos dias, para combater a criminalidade. A Prefeitura realizou, nesta quinta-feira (20), a entrega dos veículos já vistoriados ao 12° BPM (Niterói), sendo esta uma ação do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).

    A parceria visa fortalecer o patrulhamento ostensivo ao redor da cidade, e diminuir dentre outros delitos, os roubos e furtos. A medida também simboliza um esforço para restaurar a confiança da população nas forças de segurança.

    Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que os casos de furto de celulares e veículos aumentaram em dezembro de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior, com respectivas altas de 112 para 122, e 41 para 49.

    Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, ao lado do comandante do 12º BPM (Niterói), coronel Leonardo Oliveira
    Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, ao lado do comandante do 12º BPM (Niterói), coronel Leonardo Oliveira |  Foto: Péricles Cutrim

    O coronel Leonardo Oliveira, comandante do 12º BPM (Niterói), abordou os desafios no combate à criminalidade, considerando as complexidades do município.

    “Esses números são os números estatísticos de roubos que nós perseguimos a diminuição, mas é claro que nós sabemos que nesses meses, assim como outros, tivemos variáveis que não tiveram nesses anos anteriores. Variáveis de organizações criminosas, que lideraram e incentivaram os crimes", comenta.

    Ainda segundo o coronel Leonardo Oliveira, é com base nessas variáveis que o trabalho se desenvolve:

    “Isso sendo monitorado pelos setores de inteligência da Polícia Civil e da Polícia Militar, e nós, como polícia ostensiva, procuramos sempre construir o nosso planejamento operacional com base nas estatísticas, mas também ouvindo a população através dos canais de comunicação e também através das denúncias, com os recursos que nós temos.”

    O evento contou com a presença do prefeito Rodrigo Neves, assim como agentes reunidos na área militar. Neves destacou a importância da parceria entre a gestão municipal e as forças de segurança.

    “Nós saímos de um efetivo de 100 homens, 150 quando eu assumi, para quase mil homens. É assim que se faz segurança pública, com inteligência, com investimento nas polícias, com integração e com prevenção, com foco na juventude”, afirma.

    Abordagem coletiva promete trazer mais segurança na cidade
    Abordagem coletiva promete trazer mais segurança na cidade |  Foto: Péricles Cutrim

    O prefeito do município também refletiu sobre a necessidade de uma abordagem coletiva, distante de individualismos.

    “Eu tenho certeza que Niterói vai ser um modelo de segurança pública, graças a essa integração, sem protagonismos, sem estrelismos, mas a integração dos diversos órgãos de segurança pública, porque o cidadão não é municipal, não é estadual, não é federal. Ele é cidadão, e quer e espera que nós, do setor público, possamos garantir uma segurança pública eficiente”.

    Autoridades visam restaurar a confiança da população nas forças de segurança
    Autoridades visam restaurar a confiança da população nas forças de segurança |  Foto: Péricles Cutrim

    O comandante do 12º BPM (Niterói), Leonardo Oliveira, também destacou como reforços e parcerias ajudam a restaurar a confiança da população nas forças de segurança.

    “Por isso a importância da Prefeitura de Niterói e outras prefeituras aderirem ao Proeis, que é o Programa de Integração da Segurança, para que nós tenhamos esse policiamento cada vez mais reforçado. As viaturas entregues já foram vistoriadas e só necessitam de detalhes administrativos para irem às ruas", informou o militar.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo

    Relacionados em Polícia