Conscientização
Mudanças climáticas: dicas de pequenas ações para salvar o planeta
Biólogo diz o o que a população pode fazer no dia a dia

A busca pelo carbono neutro é considerada uma das principais estratégias para diminuir os impactos das mudanças climáticas e combater o aquecimento global. Mas, afinal, o que cada um pode fazer no seu dia a dia , para além das políticas públicas globais, para alcançar os objetivos e, enfim, salvarmos o planeta? O biólogo Ricardo Harduim dá algumas dicas.
Organizações e cidadãos têm adotado cada vez mais ações para atingir esse objetivo, como o plantio de árvores e o uso de energias renováveis. O programa "Educação & Consciência Climática", coordenado por Harduim, é um bom exemplo que se destaca por envolver a população e as empresas no processo de compensação de carbono.
O biólogo também recomenda que cada pessoa adote outras ações no seu dia a dia para reduzir as emissões de carbono, como economizar energia elétrica, utilizar o transporte público e evitar o desperdício de alimentos.
As mudanças começam a partir de atitudes simples, como a compostagem e o uso responsável dos recursos naturais. Não é preciso realizar grandes mudanças de uma vez, mas, com o tempo, essas atitudes podem fazer uma grande diferença
Além disso, ele destaca que o papel das empresas e dos governos é fundamental para atingir metas mais ambiciosas na neutralização do carbono.
“Embora ações individuais sejam importantes, é o papel das grandes organizações e governos que determinará se conseguiremos realmente combater as mudanças climáticas. Elas têm o poder de influenciar a sociedade e impulsionar práticas sustentáveis em larga escala”, explica o biólogo.
Como eliminar gases do efeito estufa
O conceito de neutralizar as emissões de carbono envolve calcular e compensar a quantidade de gases de efeito estufa (GEE) liberados na atmosfera, promovendo práticas mais sustentáveis.
O programa trabalha diretamente com a compensação de carbono, focando em ações como o plantio de árvores, que sequestram o carbono da atmosfera, e e sistemas solares, que diminuem a dependência de fontes de energia poluentes.
Com esse programa, buscamos ensinar as pessoas a calcular as emissões e adotar formas de compensá-las, fazendo com que a neutralização se torne uma realidade
"As árvores têm um papel crucial no ciclo do carbono. Elas não apenas removem o gás carbônico da atmosfera, mas também geram benefícios para as comunidades, como a regulação do clima local, a preservação da biodiversidade e o fornecimento de sombra", explica o biólogo.
O biólogo detalha ainda que, embora o objetivo de uma sociedade totalmente livre de carbono seja desejável, é muito difícil alcançar o "Carbono Zero" com o modelo de vida atual.
"É praticamente impossível atingirmos o Carbono Zero. Isso significaria não emitir nenhum gás do efeito estufa, o que é muito difícil devido ao uso de combustíveis fósseis, como no transporte e até no gás de cozinha. O que podemos, e devemos, buscar é o Carbono Neutro, que consiste em compensar as emissões", afirma Harduim informando ainda que o processo de neutralização de carbono não é apenas uma questão de responsabilidade ambiental, mas também de compromisso social.
Educação ambiental
O biólogo também alerta que a desinformação é um dos maiores obstáculos para alcançar a neutralização de carbono, ou seja, a educação ambiental, especialmente nas escolas, ainda é um desafio, pois a conscientização sobre o aquecimento global ainda está distante da realidade de muitas regiões.
Muitas pessoas ainda não compreendem o impacto que suas ações diárias têm no meio ambiente. O aumento dos eventos climáticos extremos, como enchentes e secas, são evidências claras de como as mudanças climáticas já estão afetando nossas vidas
Selo Prima
Harduim também compartilha a experiência do “Selo Prima Mudanças Climáticas”, uma certificação destinada a empresas que buscam neutralizar suas emissões. O selo é concedido após um processo rigoroso de cálculo das emissões de GEE de uma organização e é renovado anualmente, com base nas metas de redução de emissões.

“O Selo Prima é uma forma de incentivar as empresas a se comprometerem com a neutralização das emissões. Ele ajuda a mostrar que, ao tomarmos decisões conscientes e compensarmos nossas emissões, podemos contribuir para um futuro mais sustentável", explica o biólogo.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!