Brasil & Mundo
Multinacional é criticada por gravar áudio de usuários
A gigante Amazon fez uma publicação nas redes sociais com os pedidos mais frequentes de seus usuários à Alexa —ferramenta da empresa com capacidade de interpretar as requisições de seu dono. Os internautas, no entanto, reagiram mal à postagem, por evidenciar que a tecnologia grava e arquiva o comportamento do usuário. O assunto foi parar entre os mais comentados do Twitter nesta quinta-feira (11).
Algumas pessoas criticaram a ação da empresa de gravar e expor com normalidade os pedidos mais frequentes feitos à tecnologia. Outros indivíduos encararam com mais naturalidade a situação e entendem que tais gravações já eram esperadas.
De acordo com o contrato virtual disponível no site da Amazon, 'quando você interage com a Alexa, ela grava e envia áudio para a nuvem'. Posteriormente, no mesmo contrato, também está descrito que 'o software fornecerá à Amazon informações de seu uso da Alexa, de suas Interações com a Alexa'.
A Amazon diz, expressamente, que ao usar a Alexa, você concorda com os termos deste contrato em seu nome e em nome de todas as outras pessoas que usem a Alexa com a sua conta.
A ferramenta
Há praticamente dois anos, a Amazon iniciou no Brasil as vendas da Alexa, tecnologia com capacidade de interpretar e executar as requisições de seu dono, sempre que possível, por comando de voz. O produto caiu nas graças dos consumidores por conta de suas diversas funcionalidades, como tocar músicas e playlists, contar histórias, piadas, entre outras coisas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!