Polícia

Tráfico leva prejuízo após operação em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Tráfico leva prejuízo após operação em Niterói
|  Foto: Foto: Lucas Benevides
Santo Cristo foi uma das comunidades prejudicadas pela ação da polícia. Foto: Arquivo/Lucas Benevides

Alvos de uma intensa operação policial na última terça-feira (9), traficantes de comunidades localizadas nos bairros Engenhoca e Fonseca, na Zona Norte de Niterói, tiveram um prejuízo de mais de R$ 100 mil ao final das incursões de policiais militares do Batalhão de Niterói (12ºBPM). Entre as perdas do Comando Vermelho, facção que controla o tráfico de drogas da região, está um fuzil calibre 5.56, considerado uma arma de guerra. Além disso, pistola, rádios transmissores e drogas foram apreendidos na ação, que durou mais de 15 horas.

Segundo o comandante do Batalhão de Niterói, tenente-coronel Marcelo Carmo, é importante frisar que a unidade se baseia em trabalhos de inteligência e que os confrontos são ocasionados por criminosos, que optam pelos ataques aos policiais.

"A operação da última terça-feira foi de extrema importância para o combate ao crime organizado. Sabemos que aquela região é bem atuante no roubo de veículos e que as ações reforçam a segurança da população de Niterói. Graças ao trabalho dos nossos policiais e com o apoio de informações coletadas pela Polícia Civil, conseguimos localizar envolvidos no tráfico de drogas e retirar armamentos das ruas".

Segundo o comando da unidade, as ações tiveram como objetivo a retirada de barricadas, o cumprimento de mandados de prisão e a busca por responsáveis pela expulsão da advogada Ester D’arc de casa, localizada na comunidade da Palmeira.

As ações e o prejuízo para o crime

A primeira das quatro ocorrências registradas na região aconteceu por volta das 10h, na comunidade Coronel Leôncio. Na ação, dois homens e uma mulher foram presos após tentarem fugir de uma abordagem policial no interior da comunidade. Com eles, foram apreendidos um rádio transmissor e uma pequena quantidade de drogas.

apreensão drogas prosões 76DP Niterói
Operação começou com a prisão de três suspeitos na comunidade Coronel Leôncio. Foto: Arquivo/Lucas Benevides

Menos de uma hora depois, militares do Batalhão de Niterói apreenderam um rádio transmissor e drogas após um confronto armado ocorrido na Travessa Manoel da Encarnação Sá, no Fonseca. Os criminosos fugiram sem serem capturados.

No fim da tarde da última terça-feira (9), os policiais realizavam patrulhamento de rotina no entorno da comunidade do Santo Cristo, quando foram atacados por “soldados do tráfico” armados, que deram início a um intenso confronto, gravado e compartilhado nas redes sociais. Na ação, um suspeito de integrar o tráfico de drogas local, conhecido como ‘Dentinho’, foi baleado e um fuzil apreendido. Além disso, carregadores, munições, drogas e rádios transmissores foram apreendidos pelos policiais.

A última ocorrência registrada foi às 18h40, no alto da comunidade da Coronel Leôncio, quando os militares se depararam com um grupo de mais de oito homens armados. Durante o confronto, um suspeito foi baleado, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no local. Com ele, foram apreendidos uma pistola, um rádio transmissor e drogas. O caso foi registrado na Divisão de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNISG).

< Prefeitura vai pagar R$ 70 mil em show dos Detonautas no aniversário da cidade Multinacional é criticada por gravar áudio de usuários <