Pronunciamento

'Não há portugueses puros', diz presidente após episódio racista

Nota foi emitida após caso envolvendo filhos de brasileiros

Em nota, Rebelo afirmou que o país não tolera esse tipo de atitude
Em nota, Rebelo afirmou que o país não tolera esse tipo de atitude |  Foto: Redes Sociais
 

O presidente português Marcelo Rebelo de Sousa utilizou o site oficial da presidência, nesta segunda-feira (1°), para comentar sobre atos de racismo no país. Em nota, Rebelo afirmou que o país não tolera esse tipo de atitude, mas não nega o fato de ter muitos "setores racistas e xenófobos" entre os portugueses.

"Não vale a pena negar que há, infelizmente, setores racistas e xenófobos entre nós, mas não se pode, nem deve, generalizar, pois o comportamento da sociedade portuguesa é, em regra, respeitador dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana. O mesmo se dirá, especificamente, quanto às comunidades dos países irmãos de língua portuguesa, que têm vindo a aumentar a sua presença entre nós e são motivo de gratidão e de orgulho para Portugal", afirmou.

Leia+: Mulher é detida após ataques racistas contra filhos de atores

Leia+: Mulher detida por ataque racista contra filhos de atores é liberada

O chefe do executivo também disse que todos que cometem esse tipo de ato criminoso devem ser devidamente punidos.

Somos todos descendentes de culturas, civilizações e origens muito diversas Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente de Portugal
 

Rebelo não citou o caso sofrido pela família de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, mas seu pronunciamento veio logo após as recentes acusações. O episódio aconteceu em um restaurante na Costa da Caparica, em Portugal, quando uma mulher teria desferido ataques racistas contra os dois filhos dos atores, Bless e Titi.

Filhos do casal sofreram atos racistas em Portugal
Filhos do casal sofreram atos racistas em Portugal |  Foto: via Redes Sociais
  

Testemunhas disseram que a acusada teria falado para "tirar aqueles pretos imundos dali", se referindo à Titi e Bless, filhos dos artistas brasileiros. Além de uma família de turistas angolanos que estava no local, cerca de 15 pessoas negras.

Confira o pronunciamento completo

O Presidente da República sublinha, de novo, que qualquer comportamento racista ou xenófobo é condenável e intolerável, e deve ser devidamente punido, seja qual for a vítima.

Não vale a pena negar que há, infelizmente, setores racistas e xenófobos entre nós, mas não se pode, nem deve, generalizar, pois o comportamento da sociedade portuguesa é, em regra, respeitador dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana. O mesmo se dirá, especificamente, quanto às comunidades dos países irmãos de língua portuguesa, que têm vindo a aumentar a sua presença entre nós e são motivo de gratidão e de orgulho para Portugal.

A sociedade portuguesa é constituída por pessoas das mais variadas origens, que aqui chegaram há poucos ou há muitos anos, alguns há séculos, aqui vivem, trabalham, constituem as suas famílias: não há “portugueses puros”, somos todos descendentes de culturas, civilizações e origens muito diversas.

Somos todos transmigrantes, todos temos familiares e amigos que vivem ou viveram fora do quadro geográfico físico de um país; tal como tantos que aqui encontram uma melhor vida. E todos somos Portugal.

< ProUni abre inscrições para 2ª edição; veja quem pode participar Incêndio em caminhão na BR-101 deixa motorista morto <