Logo Enfoco


    Que calor!

    Nasa faz história com aproximação recorde de sua nave ao Sol

    A sonda Parker Solar Probe foi lançada em 2018

    Publicado 24/12/2024 às 20:37 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A sonda foi projetada para enfrentar temperaturas extremas de até 980ºC
    A sonda foi projetada para enfrentar temperaturas extremas de até 980ºC |  Foto: Divulgação / NASA’s Goddard Space Flight Center

    A nave não tripulada da Nasa, Parker Solar Probe, atingiu um novo marco nesta terça-feira (24), ao se aproximar a apenas 6,1 milhões de quilômetros do Sol. Este é o recorde de distância mais próxima já alcançado por uma nave em relação à nossa estrela.

    A previsão é de que a sonda alcance o pico de proximidade na sexta-feira (27), e o feito deve garantir à Parker o título de objeto mais rápido criado pela humanidade, viajando a 692.000 km/h.

    No entanto, esse feito não será uma simples aproximação. Durante a sua missão, a nave vai se desconectar totalmente da Terra e ficará fora de contato até o dia 27 de dezembro. A sonda foi projetada para enfrentar temperaturas extremas de até 980ºC, com um escudo de carbono de 11,4 cm de espessura, o que a torna capaz de sobreviver perto do Sol, onde a temperatura pode ultrapassar os 1.400ºC.

    Essa aproximação faz parte de um plano maior da Nasa, que inclui três passagens próximas ao Sol, sendo esta a primeira. O objetivo é estudar fenômenos como o aquecimento da coroa solar e o vento solar, além de coletar dados sobre as partículas e campos magnéticos da estrela.

    A missão da Parker Solar Probe, lançada em 2018, também vai explorar o comportamento do plasma nas plumas solares, um dos grandes mistérios que os cientistas tentam entender.

    Com essa conquista, a missão da sonda se aproxima de mais um grande sucesso, após a primeira vez em que ela "tocou o Sol" em 2021, voando pela coroa solar. Essa é uma das maiores esperanças da Nasa para desvendar os segredos do Sol e seus efeitos no sistema solar, incluindo no clima espacial da Terra.

    Ao todo, a sonda completará 24 órbitas em torno do Sol até o final da missão, em 2025, e as próximas aproximações estão previstas para 2025, em março e junho. Cada uma dessas passagens promete trazer mais descobertas que podem revolucionar o entendimento dos cientistas sobre a nossa estrela.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Motorista é preso por atropelar e matar passageiro no Rio

    Próximo artigo
    >

    Comi demais na ceia, e agora? ENFOCO mostra dicas valiosas

    Relacionados em Brasil & Mundo