Comilanças
Comi demais na ceia, e agora? ENFOCO mostra dicas valiosas
Nutricionista te ajuda a perder os 'quilinhos a mais'
Resistir às tentações das delícias de fim de ano é realmente difícil. Após matar a vontade de comer tudo o que tinha na mesa da ceia de Natal, muitas pessoas ficam com a consciência pesada.
A preocupação em perder a forma para o verão acaba vindo no dia seguinte. Esse pode ser o seu caso nesta quarta-feira (25). Pensando nisso, o ENFOCO preparou algumas dicas e conversou com um especialista para te ajudar.
De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Médico Europeu de Obesidade (IMEO), seis em cada dez pessoas ganham entre dois e três quilos devido aos excessos cometidos na época natalina. A culpa é do alto teor de açúcar e gordura consumidos nesse período do ano.
Segundo o nutricionista Paulo Peçanha, é comum exagerar na ceia de Natal, e o sentimento de culpa que surge no dia seguinte leva muitas pessoas a recorrerem a dietas extremamente restritivas.
“Esse ciclo de ‘engorda e emagrece’ não apenas prejudica o metabolismo, mas também contribui para o desenvolvimento de uma relação negativa com a comida", explica Paulo.
O segredo, segundo o nutricionista, não está em compensar, mas em retomar a rotina saudável: adotar uma alimentação equilibrada, manter a hidratação em dia e praticar atividades físicas são as melhores formas de ajudar o corpo a se recuperar sem recorrer a medidas radicais. Confira cinco dicas para perder peso:
👉 Hidrate-se adequadamente
Consuma cerca de 40 ml de água por quilo de peso corporal diariamente. A hidratação adequada ajuda a reduzir a retenção de líquidos e facilita a eliminação de toxinas pelo organismo.
👉 Inclua verduras e legumes no cardápio
Acrescente vegetais ao almoço e jantar, mesmo ao reutilizar as sobras das refeições festivas. Esses alimentos contribuem para equilibrar as calorias e melhorar a digestão.
👉 Pratique atividades físicas
Faça caminhadas, yoga ou retome sua rotina na academia. O exercício físico ativa o metabolismo e proporciona uma sensação de bem-estar.
👉 Priorize o sono
Dormir bem é fundamental para a recuperação metabólica e hormonal. Para garantir uma boa noite de sono, evite bebidas energéticas ou cafeinadas no período da noite.
👉 Coma com consciência
Retome suas refeições regulares, equilibrando macronutrientes sem recorrer a restrições extremas. Evite jejuns prolongados ou dietas radicais, que podem levar a episódios de compulsão alimentar.
Cuidados
As delícias das ceias de Natal e Ano Novo podem se tornar um grande problema para quem sofre com refluxo. Pratos mais gordurosos, bebidas com gás e nossa tendência ao exagero podem ativar o problema.
Segundo o Ministério da Saúde, neste ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou atendimento de 62 mil pacientes com sintomas na Doença do Refluxo Gastroesofágico. Mais de 3.200 tiveram que ser internados.
Quem tem refluxo precisa ter uma atenção maior com pratos como tender, pernil, salpicão com muita maionese, espumante, chocolate, especialmente em excesso, conforme o médico endoscopista Hugo Guedes.
"Esses alimentos acabam piorando o refluxo porque, de alguma forma, ou eles aumentam a demanda de produção de ácido para serem digeridos ou podem potencializar em grande volume o retorno do ácido que está no estômago para o esôfago. Então, a gente tem que tomar cuidado com esse tipo de alimento na ceia de Natal".
Não é preciso deixar de aproveitar a ceia. O médico recomenda comer em menor quantidade, não beber durante a refeição, dar um intervalo de 30 minutos, pelo menos, antes ou depois de comer. Se a pessoa passar mal, a orientação é dar tempo para a digestão.
Sintomas
Os sintomas típicos do refluxo são queimação no estômago, azia, dor no peito, enjoo, regurgitação, tosse, pigarro e sensação de garganta arranhada.
Se as dores ou os sintomas não melhorarem, é necessário procura um médico para o tratamento correto.
Com informações da Agência Brasil
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!