Brasil & Mundo

Natal Sem Fome está de volta

Dez anos depois da última edição, a campanha Natal Sem Fome foi relançada pela ONG Ação da Cidadania. A ação, criada no início dos anos 90 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, foi sucesso absoluto nos anos 90 e contou com a adesão de centenas de artistas.

Daniel de Souza, filho de Betinho e presidente do Conselho da Ação da Cidadania, retomou a ação para garantir que o Brasil não volte ao Mapa da Fome das Nações Unidas, de onde saiu há 3 anos. O levantamento mostra onde vivem os grupos que ainda passam fome ao redor do mundo.

O alerta para o Brasil foi dado depois que um relatório elaborado em julho deste ano mostrava que o país estava deixando de cumprir 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, podendo voltar a ter o nome incluído no próximo Mapa da Fome.

Daniel aponta o aumento da pobreza e da vulnerabilidade social, resultado da crise econômica, como responsável pela queda nos índices. Ele pensava que a campanha nunca mais precisaria ser feita. "A gente se alegra com a solidariedade, com a disposição de todo mundo de participar, de arregaçar as mangas e de lutar contra a fome, mas, ao mesmo tempo, tem um gosto muito amargo porque achou que essa batalha a gente já tinha vencido”, afirmou.

A campanha inclui peças publicitárias na televisão, sites, redes sociais e outdoors. Iinfluenciadores digitais e artistas também estão se engajando no projeto. A arrecadação de alimentos já começa hoje. Quem quiser, pode alimentos não perecíveis aos postos de coleta, cuja lista está disponível no site https://www.natalsemfome.com.br/

A campanha espera arrecadar 500 toneladas de alimentos. A entrega das doações será feita no dia 16 de dezembro pelos comitês da Ação da Cidadania. Por causa da chuva de ontem (15) o evento de lançamento oficial da campanha, no Aterro do Flamengo, foi adiado para o próximo domingo (22).

< Doação de mudas para a população Bandidos assaltam posto de combustível na Rio Branco <