Cidades
Doação de mudas para a população
Um esforço coletivo para aumentar a arborização de toda a cidade é a meta da prefeitura de Niterói. A partir de agora, através do email [email protected], é possível solicitar a doação de uma muda em um dos três viveiros públicos da cidade que juntos produzem 160 mil mudas para programas de reflorestamento.
A única exigência para a doação é anexar de uma foto do local onde se pretende fazer o plantio, além de um documento de identificação para formalizar um termo de responsabilidade e também um comprovante de residência. A secretaria municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade avaliará a viabilidade do plantio e qual a muda é a ideal para o local escolhido.
Em 2014, a prefeitura assinou um decreto protegendo mais de 10 milhões de metros quadrados de área verde, com a criação do Parnit. Hoje, Niterói é a cidade de região metropolitana com a maior proporção de seu território classificado como área protegida em todo o país. “Cerca de 50% do território do município é área de preservação e proteção ambiental”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves, durante uma visita ao Horto do Fonseca..
Além dessa medida, o programa ‘Niterói Mais Verde’ desenvolve uma série de ações para preservar e ampliar as áreas protegidas da cidade e fortalecer os corredores ecológicos. O Horto do Fonseca produz 40 mil mudas por ano, de espécies de mata atlântica e frutíferas. Enquanto o viveiro de Itaipu tem capacidade de produção de 20 mil mudas anuais. O maior deles, na sede da Clin, em São Lourenço, produz 100 mil mudas ao ano.“Nenhuma outra cidade do estado, com exceção da capital, tem uma estrutura como essa, produzindo 160 mil mudas por ano para arborização urbana e programas de reflorestamento”, garante Neves.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!