Um brinde

No Dia Internacional da Cerveja, relembre a história da bebida

Data é comemorada na primeira sexta de agosto

Caneca de cerveja, a bebida alcoólica mais antiga do mundo
Caneca de cerveja, a bebida alcoólica mais antiga do mundo |  Foto: Pixabay
 

O Dia Internacional da Cerveja é comemorado nesta sexta-feira (5). Por isso, vamos relembrar um pouco sobre a história da bebida. 

De acordo com o Museu da Cerveja, em Lisboa-POR, os primeiros vestígios arqueológicos da bebida datam do Período Neolítico, quando o homem começou a dominar as técnicas da agricultura, há mais de 7 mil anos na Mesopotâmia, no Oriente Médio. 

Primeiros vestígios arqueológicos da bebida datam do Período Neolítico, quando o homem começou a dominar as técnicas da agricultura
  

Algumas teorias dão conta de que pessoas da época colhiam cereais para consumi-los e decidiam amassá-los e misturá-los com água, gerando um caldo adocicado. Alguns desses grãos seriam armazenados ainda úmidos e teriam atraído organismos vivos.

Grãos de trigo
Grãos de trigo |  Foto: Pixabay
  

Esses organismos teriam iniciado o processo de fermentação natural do líquido e assim a cerveja teria sido descoberta, e não inventada.

Mais tarde, o desenvolvimento científico e tecnológico dos séculos XVIII e XIX impulsionou a produção e consumo da cerveja. Louis Pasteur descobriu a fórmula para a pasteurização, com ela controlando e eliminando microrganismos patogénicos. O desenvolvimento dos transportes também foi fundamental, já que levou a cerveja além das fronteiras de onde é feita.

É possível produzir em casa?

Sim. Por isso o ENFOCO conversou com o consultor de negócios André Martins, de 55 anos, que produz sua própria cerveja. Ele falou sobre o que o motivou a produzir a bebida.

''Passei por uma separação em 2009 e acabei passando a beber mais. Depois de um tempo, resolvi beber menos, mas beber melhor, por isso, comecei a tomar cervejas artesanais. Gostei tanto que botei como meta de aprender a produzir até o fim de 2014'', contou. 

Depois de tomar sua decisão, André conheceu um grupo de pessoas que também queria aprender a fabricar a bebida.

''O pessoal estava se reunindo para uma compra coletiva de cerveja, e eu entrei nessa. A gente começou a marcar encontros'', contou.

Em 30 de novembro de 2014 eu fiz minha primeira cerveja com o pessoal André Martins, produtor artesanal
  

Depois disso, André passou a produzir cervejas por conta própria. Sua primeira foi no estilo Irish Red Ale e tem um significado especial para ele.

''Esta foi uma cerveja que tomei em 2006, em uma viagem de trabalho. Desde então tentei achá-la no Brasil diversas vezes, mas não consegui encontrar. Por isso essa foi a minha primeira, em janeiro de 2015'', disse orgulhoso. 

André durante o processo de produção de uma de suas cervejas
André durante o processo de produção de uma de suas cervejas |  Foto: Arquivo Pessoal
  

Desde 2014, André produz uma média de 50 litros por mês, incluindo variados tipos de cerveja. A cerveja do tipo Tripel, por exemplo, é produzida por ele por R$ 8 por litro. O custo médio nos mercados é de R$ 80 reais por 700 ml do produto.

Materiais para a produção artesanal de cerveja
Materiais para a produção artesanal de cerveja |  Foto: Arquivo Pessoal
 

< Corpo de Jerominho será enterrado neste sábado na Zona Oeste Ciro Gomes escolhe vice-prefeita de Salvador para compor chapa <