Dicas
Nubank alerta sobre golpe da 'falsa central de atendimento’
Banco mostra o que fazer nestas situações
O banco digital Nubank divulgou, nesta segunda-feira (12), orientações de segurança para seus clientes, após a onda de golpe da falsa central de atendimento. A fraude vem fazendo diversas vítimas em todo o Brasil.
O golpe acontece da seguinte forma: os golpistas entram em contato com a vítima pelo telefone, e-mail, ou aplicativos de mensagens, se passando por atendentes do banco. Muitas vezes, eles usam uma técnica, conhecida como “spoofing”, que significa “fingir ou imitar"(esse termo é utilizado para se referir a diversos tipos de falsificação voltada para uma pessoa, site, servidor ou serviço). Assim, o número que aparece para o cliente é mostrado como “oficial do banco”.
Logo depois, os golpistas pedem informações ou ações de um banco que nunca pediria, como dados pessoais, senhas, código enviados pelo e-mail e transações.
Por conta disso, o Nubank atualizou a lista de como evitar as ações dos golpistas e manter seus dados e conta seguras. Confira:
- Nunca informe senhas, dados pessoais ou códigos;
- Jamais realize transferências para confirmar qualquer transação;
- Desconfie de pedidos ou instruções feitos com urgência;
- Nunca clique em links ou baixe apps fora das lojas oficiais.
Além disso, o banco informa que se desconfiar de alguma ligação, deve se desligar e esperar cerca de 10 minutos e aí ligar para o banco pelo número oficial de contato.
“Se você acha que foi vítima deste tipo de golpe, entre em contato com a gente imediatamente, através do chat no aplicativo ou pelo telefone 0800 608 6236. No nosso Canal de Denúncias, você pode reportar tentativas deste golpe, nos ajudando a identificar os golpistas e garantir que menos pessoas se tornem vítimas”, informou o Nubank.
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