Eleições
Número de novos eleitores jovens ultrapassa 2 milhões
Balanço foi divulgado em sessão nesta quinta-feira (5)
Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os números parciais dos novos eleitores com idades entre 16 e 18 anos. O anúncio foi feito pelo presidente do tribunal, ministro Edson Fachin, nesta quinta-feira (5).
De acordo com Fachin, nos primeiros quatro meses deste ano, mais de 2 milhões de jovens estarão aptos a votar pela primeira vez nas eleições de outubro.
“Entre janeiro e abril deste ano o país ganhou 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos, que no dia 2 de outubro comparecerão às urnas para exercer o nobre e digno direito do voto”, destacou.
O número representa um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018 e de 57,4% em relação aos quatro primeiros meses do ano em 2014. As ações da Justiça Eleitoral realizadas durante a Semana do Jovem Eleitor, entre os dias 14 e 18 de março, se refletiram nos números.
Segundo Fachin, a juventude brasileira foi convocada a participar das eleições em outubro, e a resposta mostra o comprometimento dos jovens com a democracia brasileira.
"A juventude brasileira foi convocada a participar das eleições em outbro e a resposta foi impressionante. Bom lembrar que a Justiça Eleitoral sempre realiza campanhas de incentivo ao eleitorado como um todo, em especial os jovens. O que vimos foi a sociedade brasileira mobilizada pela democracia", enfatizou o ministro.
Em março deste ano, o Brasil contou com o ingresso de 522.471 novos eleitores de 16 a 18 anos. Em abril esse número foi de 991.415 jovens com o primeiro título, um salto de 89,7% quando comparado ao mês anterior.
Mais de 2 milhões de jovens estarão aptos a votar pela primeira vez nas eleições de outubro
A Justiça Eleitoral mostrou toda a força que tem nessa reta final do fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2022, encerrado no dia de ontem. Nos últimos 31 dias, foram registrados 8.951.527 pedidos, sendo 4.557.342 de forma presencial nos cartórios pelo sistema Elo e 4.394.185 solicitações feitas de forma virtual pelo Título Net.
Incentivo
Nas últimas semanas artistas se engajaram para incentivar os jovens a tirarem o título. O astro do cinema, Leonardo DiCaprio e o ator Mark Ruffalo, também deram força através das suas redes sociais para que o eleitorado jovem brasileiro fique apto a votar.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a criticar a iniciativa do ator sobre o assunto, dizendo que "é bom o Leonardo DiCaprio ficar com a boca fechada".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!