Logo Enfoco


    'Saudação'

    'Olá, macaca.' Cliente recebe e-mail racista após cadastro em loja

    Magazine Luiza lamentou o ocorrido

    Publicado 08/01/2025 às 17:39 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A mensagem foi enviada após a cliente atualizar dados no sistema da empresa
    A mensagem foi enviada após a cliente atualizar dados no sistema da empresa |  Foto: Reprodução / Magazina Luiza

    "Olá, macaca". Foi com essa saudação que a cozinheira Susan de Sousa Sena, de 35 anos, recebeu um e-mail de confirmação após atualizar seu cadastro na loja Magazine Luiza, no último sábado (4). A mensagem foi enviada automaticamente após a cliente atualizar dados no sistema da empresa.

    Susan, que mora em São Paulo, contou à "TV Globo" que estava comprando uma máquina de lavar pelo aplicativo da loja quando precisou atualizar informações como e-mail e senha. Depois de realizar os procedimentos exigidos, incluindo envio de documento e reconhecimento facial, concluiu a compra e encerrou o aplicativo.

    No dia seguinte, ao verificar o status da entrega, Susan encontrou o e-mail com a saudação racista. Embora outros e-mails automáticos da loja usassem o primeiro nome da cliente, este continha o termo ofensivo.

    "No dia seguinte, fui olhar se tinha alguma mudança no status de entrega e olhei meus e-mails, e um me chamou atenção", relatou.

    E-mail recebido pela cliente
    E-mail recebido pela cliente |  Foto: Reprodução

    Susan registrou o caso como injúria racial no 50° DP (Itaim Paulista), onde as investigações estão em andamento. A cozinheira declarou que o racismo sempre esteve presente em sua vida, mas que o episódio gerou revolta e tristeza por mostrar o quanto ainda é preciso avançar.

    "Meu sentimento é de revolta, angústia, ansiedade e tristeza. A gente mal começou o ano... Eu sou uma mulher de 35 anos. O racismo sempre foi muito presente na minha vida e hoje, com tanto avanço, tanta tecnologia, tanto aprendizado referente ao racismo, a gente vê que não mudou muita coisa", contou Susan.

    O que diz a Magazine Luiza

    A empresa confirmou que o cadastro original foi feito online em 2011 e que já tomou medidas para evitar situações semelhantes. O campo "apelido" foi removido de seus formulários, e palavras inapropriadas foram incluídas em uma lista de bloqueio.

    O Magazine Luiza também destacou que o processo de biometria, realizado recentemente por Susan, não tem relação com o episódio, pois é totalmente digital e sem interação humana.

    A empresa reforçou seu compromisso com a diversidade, apontando que metade de seu quadro de funcionários é formado por profissionais negros.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Funcionários relatam insegurança durante operação na Fiocruz

    Próximo artigo
    >

    Chuva causa lentidão na Ponte; veja tempo de travessia

    Relacionados em Brasil & Mundo