'Saudação'
'Olá, macaca.' Cliente recebe e-mail racista após cadastro em loja
Magazine Luiza lamentou o ocorrido
"Olá, macaca". Foi com essa saudação que a cozinheira Susan de Sousa Sena, de 35 anos, recebeu um e-mail de confirmação após atualizar seu cadastro na loja Magazine Luiza, no último sábado (4). A mensagem foi enviada automaticamente após a cliente atualizar dados no sistema da empresa.
Susan, que mora em São Paulo, contou à "TV Globo" que estava comprando uma máquina de lavar pelo aplicativo da loja quando precisou atualizar informações como e-mail e senha. Depois de realizar os procedimentos exigidos, incluindo envio de documento e reconhecimento facial, concluiu a compra e encerrou o aplicativo.
No dia seguinte, ao verificar o status da entrega, Susan encontrou o e-mail com a saudação racista. Embora outros e-mails automáticos da loja usassem o primeiro nome da cliente, este continha o termo ofensivo.
"No dia seguinte, fui olhar se tinha alguma mudança no status de entrega e olhei meus e-mails, e um me chamou atenção", relatou.
Susan registrou o caso como injúria racial no 50° DP (Itaim Paulista), onde as investigações estão em andamento. A cozinheira declarou que o racismo sempre esteve presente em sua vida, mas que o episódio gerou revolta e tristeza por mostrar o quanto ainda é preciso avançar.
"Meu sentimento é de revolta, angústia, ansiedade e tristeza. A gente mal começou o ano... Eu sou uma mulher de 35 anos. O racismo sempre foi muito presente na minha vida e hoje, com tanto avanço, tanta tecnologia, tanto aprendizado referente ao racismo, a gente vê que não mudou muita coisa", contou Susan.
O que diz a Magazine Luiza
A empresa confirmou que o cadastro original foi feito online em 2011 e que já tomou medidas para evitar situações semelhantes. O campo "apelido" foi removido de seus formulários, e palavras inapropriadas foram incluídas em uma lista de bloqueio.
O Magazine Luiza também destacou que o processo de biometria, realizado recentemente por Susan, não tem relação com o episódio, pois é totalmente digital e sem interação humana.
A empresa reforçou seu compromisso com a diversidade, apontando que metade de seu quadro de funcionários é formado por profissionais negros.
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